ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL - BAIXA VISÃO
O Censo MEC/INEP (2020, p. 7) define a baixa visão como:
Perda parcial da função visual. Nesse caso, o aluno possui resíduo visual, e seu potencial de utilização da visão para atividades escolares e de locomoção é prejudicado, mesmo após o melhor tratamento ou a máxima correção óptica específica.
Diante de tal especificidade, sugerimos ao docente que, ao receber a lista da sua turma, confira a indicação dos alunos com deficiência, que são atendidos pela DACES/UnB. No Portal do Docente do SIGAA, é possível verificar se na turma está matriculado algum estudante com deficiência e/ou necessidade educacional específica, atendido pela DACES/DAC.
Para acessar o parecer do estudante no SIGAA, acesse o Portal do docente; clique no componente curricular (disciplina); para entrar na turma virtual, acesse o Menu Turma Virtual > Turma > Participantes. No lado direito do nome do(a) aluno(a) com NEE constará um ícone do NEE. Clique no ícone para visualizar o parecer acerca das Necessidades Educacionais Específicas do(a) aluno(a). Isso facilitará o contato inicial com o aluno.
Antes de o semestre começar, informe, ao estudante, acerca da plataforma virtual que será utilizada na disciplina e o link ou a chave de acesso.
Organize o conteúdo na plataforma, em ordem cronológica e por aulas; assim, o estudante com baixa visão, com auxílio do ou de , terá condições de acompanhar o percurso formativo proposto na disciplina.
Disponibilize, na plataforma, a organização da disciplina em formato digital (escrita) e, preferencialmente, em formato áudio, também.
As orientações da disciplina devem ser redigidas com e também sugere-se que as fontes adotadas não sejam condensadas. As fontes mais indicadas são Arial e Verdana. O professor pode optar pela letra bastão maiúscula, que é mais acessível para a leitura da pessoa com baixa visão, no tamanho 24. Sugere-se utilizar o espaçamento 1,5 e atentar para o contraste de cor entre a letra e o fundo (geralmente, utiliza-se a fonte na cor preta e com o fundo branco).
Fontes com e sem serifa:
Fonte: Equipe de Acessibilidade CEAD/UnB
Fonte condensada:
Fonte: Equipe de Acessibilidade CEAD/UnB
Observar a qualidade das imagens disponibilizadas na plataforma, de forma que elas não percam a qualidade, ao serem ampliadas pelo estudante no computador.
Ao iniciar o semestre letivo, faça sua própria , ou seja, descreva, brevemente, para o estudante, suas características físicas (cor, altura, tipo físico, cabelos, cor dos olhos, estilo e cores das roupas). Também, é importante descrever um pouco do local de onde se está ministrando a aula (se é uma sala, como é a parede ao fundo, se há quadros, livros, estantes ou qualquer outro objeto que esteja visível). Se possível, sugira aos colegas de classe que, também, façam sua audiodescrição.
COMO FORMA DE AUDIODESCRIÇÃO DE UMA AULA VEJA O EXEMPLO ABAIXO
AUDIODESCRIÇÃO
Fonte: Equipe de Acessibilidade CEAD/UnB
Disponibilize, com antecedência, o material da disciplina (plano de ensino, material didático, vídeos etc.), para o estudante. Os arquivos devem estar em formatos selecionáveis, como Word ou PDF, por exemplo, e devem possuir uma boa qualidade de texto e imagem.
Caso o professor deseje disponibilizar um arquivo em PDF, é preciso atentar para que ele não seja um PDF de imagem. Os PDFs em formato de imagem não são acessíveis para as pessoas com baixa visão, uma vez que os leitores de tela não conseguem processar imagens, apenas textos. Se forem utilizados documentos e atividades escritas diversas escaneados, o estudante, ou o professor, deverá enviar os materiais para a equipe da DACES/DAC e do Laboratório de Apoio à Pessoa com Deficiência Visual (e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), para que seja realizada, dentro do pela equipe, a produção do material em formato acessível
Esses textos passarão pelos programas de reconhecimento ótico, os OCRs, que converterão os PDFs em imagem para PDFs de texto. A seguir, disponibilizamos exemplos de PDF de imagem adequados, e PDF de imagem inadequados para envio à equipe da DACES/DAC e ao Laboratório de Apoio à Pessoa com Deficiência Visual.
Texto Escaneado de modo inadequado
A imagem, a seguir, apresenta um exemplo de texto escaneado de modo inadequado. O texto possui rasuras, como rabiscos e escritas. Há, também, desenho de linhas que sublinham o texto. Dessa forma, ao converter a imagem scaneada para texto, o programa OCR não conseguirá lê-lo corretamente. Recomendamos que se apaguem as rasuras e linhas sublinhadas do texto para uma leitura adequada do programa.
Texto escaneado de modo inadequado
Fonte: ACKERMAN, Bruce. A Nova Separação dos Poderes. Trad. Isabelle Maria C. Vasconcelos e Eliana Valadares Santos Editora Lumen. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. Adaptada pela Equipe de Acessibilidade CEAD/UnB em 2021
A imagem, a seguir, apresenta outro exemplo de texto escaneado de modo inadequado
O texto está na diagonal e possui muitas partes com desfoque, o que deixa parte das letras apagada. Texto em diagonal não é reconhecido pelos programas de OCR. Recomendamos utilizar um scaner ou que se atente para não deixar o texto torto, desfocado ou apagado.
Texto escaneado de modo inadequado
Fonte: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário temático do ocidente medieval. 2002.
Texto escaneado de modo adequado
A imagem, a seguir, apresenta um exemplo de texto escaneado de modo adequado. O texto não possui rasuras, rabiscos, linhas sublinhadas, manchas, partes desfocadas ou qualquer outro empecilho. O texto possui um escaneamento adequado, está alinhado e reto. Dessa forma, o programa OCR poderá fazer uma leitura correta. Recomendamos que sigam este exemplo, a fim de gerar textos para a produção do material em formato acessível, dentro do pela equipe.
Texto escaneado de modo adequado
Fonte: GRINBERG, Keila e SALLES, Ricardo (orgs.). O Brasil imperial. 3 Vols. Rio de Janeiro: Civilizacão Brasileira, 2010.
O estudante com baixa visão deverá indicar, à DACES/DAC, o formato acessível de sua preferência: digital acessível, áudio, ou texto impresso em formato ampliado (identificar a fonte e o tamanho de preferência). Os textos deverão ser encaminhados com antecedência para a produção do formato acessível, a fim de que retornem, ao estudante, em tempo hábil para a leitura. Isso possibilita a participação mais ativa dos estudantes com baixa visão nas aulas e nas atividades avaliativas. O formato acessível é de escolha do estudante. Informações complementares acerca do Programa de Produção de Materiais Acessíveis podem ser obtidas por aqui.
Para guiar os slides, sugere-se que o professor utilize um apontador ou laser point, para que o estudante possa acompanhar a exposição do conteúdo. No caso do ensino remoto, há orientadores de texto disponíveis, ferramentas dos softwares utilizados para “apontar” o que se deseja.
LASER POINT
Fonte: Equipe de Acessibilidade CEAD/UnB
Viabilize o apoio de um tutor (estudante que está cursando ou que já cursou a disciplina), conforme demanda do estudante.
Ao utilizar recursos audiovisuais nas aulas (filmes, vídeos, documentários, dentre outros), verifique se eles possuem audiodescrição. Caso não tenha, o professor, ou o tutor, poderá descrever as cenas e as imagens para os estudantes com baixa visão.
É preciso ao utilizar slides nas aulas,
COMO FORMA DE AUDIODESCRIÇÃO DE UMA AULA VEJA O EXEMPLO ABAIXO
AUDIODESCRIÇÃO DE SLIDES (Advérbios)
Fonte: Equipe de Acessibilidade CEAD/UnB
Viabilize o apoio de um tutor (estudante que está cursando ou que já cursou a disciplina), conforme demanda do estudante.
Ao utilizar recursos audiovisuais nas aulas (filmes, vídeos, documentários, dentre outros), verifique se eles possuem audiodescrição. Caso não tenha, o professor, ou o tutor, poderá descrever as cenas e as imagens para os estudantes com baixa visão.
É preciso ao utilizar slides nas aulas.
Ao elaborar a atividade avaliativa da disciplina, converse com o estudante de baixa visão acerca do formato acessível de sua preferência, ou seja, o tipo de fonte, tamanho e cor de contraste. Caso necessário, a equipe da DACES/DAC poderá ajudar com informações e orientações a respeito de organização, produção e impressão da avaliação, conforme os prazos já apresentados.
Ao realizar as atividades avaliativas, é preciso garantir, ao estudante, o tempo adicional, conforme estabelece a Resolução CAD n° 50/2019, que institui a Política de Acessibilidade da UnB (Art. 17).