18 de Outubro de 2022
Edital de professor formador
29 de Abril de 2022
O curso Formação de Professores para a UAB na UnB visa formar docentes para atuar no processo de ensino e aprendizagem dos cursos a distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade de Brasília (UnB). É ofertado em três semanas, com total de 30h, contempla três módulos de estudo nos quais serão abordados o papel do professor na UAB/UnB, como construir uma disciplina on-line e como criar uma disciplina no ambiente virtual de aprendizagem.
OFERTAS
13/03: Turma 01
03/10: Turma 01
21/06: Turma 02
DISPONIBILIDADE
100% online
Aprender 2
03 semanas
30 horas
MATERIAL ABERTO
Indisponível no momento
O curso Primeiros passos: como estudar a distância? objetiva proporcionar, aos estudantes dos cursos na modalidade EaD da Universidade, conhecimentos referentes à modalidade, os recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional (Aprender), os conceitos de planejamento e organização da rotina de estudos e os serviços de assistência estudantil disponíveis na UnB, de modo que possam se integrar à comunidade acadêmica e concluir seu itinerário de estudos com bom aproveitamento. É ofertado no ambiente Aprender 2, com carga horária de 10h.
OFERTAS
13/03: Turma 01
11/09: Turma 02
DISPONIBILIDADE
100% online
Aprender 2
08 semanas
10 horas
MATERIAL ABERTO
Indisponível no momento
Esse curso visa apresentar conteúdos acerca da acessibilidade, a fim de trazer uma nova perspectiva de atuação profissional, aos servidores e servidoras do CEAD e aos profissionais docentes e técnicos da UAB, no que tange à produção de materiais e conteúdos digitais e audiovisuais acessíveis, de modo a pensar um conteúdo inclusivo desde sua concepção e atender à maior quantidade possível de públicos. É ofertado no ambiente Aprender 2, com carga horária de 20h.
OFERTAS
16/10: Turma 01
DISPONIBILIDADE
100% online
Aprender 2
08 semanas
20 horas
MATERIAL ABERTO
Indisponível no momento
28 de Abril de 2022
27 de Abril de 2022
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Um ambiente virtual de aprendizagem, ou apenas AVA, é um sistema ou aplicação que coleciona recursos e ferramentas voltados ao ensino-aprendizagem on-line. Quaisquer que sejam eles, tanto alunos e professores estarão cobertos por uma estrutura que permite a disponibilização de conteúdo, entrega e avaliação de trabalhos, bem como o acesso a todo o rendimento obtido durante um curso, por exemplo.
Apesar dessas características, um AVA não substitui de uma vez por todas o modelo tradicional de ensino presencial que estamos acostumados a ver. Ele surge, primeiramente, como um complemento deste processo de aprendizagem, se aproveitando da melhor disponibilidade de recursos remotos, bem como da necessidade da mesclagem entre o mundo real e o virtual. Dentre as principais vantagens do uso destes sistemas, pode-se incluir:
- Estimulação a autonomia do aluno.
- Geração de relatórios de desempenho.
- Apesar de remoto, é um espaço que facilita o trabalho coletivo e de compartilhamento de ideais, tornando a aprendizagem dinâmica e acessível.
Com a PORTARIA MEC Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020, que aborda a substituição das aulas presenciais por aulas em contextos digitais em decorrência da pandemia de COVID-19, estes ambientes ganharam ainda mais notoriedade. Neste momento, as Instituições de Ensino, do infantil a pós-graduação, tiveram que se adaptar à nova realidade que surgira rapidamente. Opções não faltam. O mercado de AVAs possui muitos representantes, desde os gratuitos até plataformas sofisticadas, porém pagas. Desde modo, podemos destacar o Moodle (utilizado pela Universidade de Brasília - UnB), Blackboard e Canvas, por exemplo. A escolha pelo Moodle pela UnB (e por grande parte das universidades públicas brasileiras) se deve a alguns fatores. Podem-se destacar:
- Software livre.
- Fácil implementação.
- Comunidade mundial de ajuda e compartilhamento de ideias.
- Implementações e atualizações frequentes.
- Integração com outros sistemas, como Teams, Turnitin.
- Altamente personalizável.
Além do Moodle, a UnB conta com os serviços da Microsoft, como Office 365 e o Teams. Este último, apesar de não ser considerado um AVA propriamente dito, acaba dando suporte a questões educacionais, por fornecer aos seus usuários um local para colaboração em equipes.
O Moodle na UnB
O primeiro contato da Universidade com este sistema ocorreu em 2004, originalmente pelo Departamento de Matemática. Em 2009, sob a gestão do CEAD/UnB, o Moodle da UnB foi chamado de Aprender. Esta nomenclatura persiste até hoje, porém nas versões 2 e 3. Em 2011, entretanto, a gestão passou a ser feita pela UAB (DEGD). Em 2018, com a junção do DEGD e CEAD/UnB, o Aprender retorna a ser gerenciado pelo CEAD/UnB.
Atualmente, conta-se com duas versões do Aprender na UnB - ambas gerenciados pela equipe técnica do CEAD/UnB. O Aprender 2 é focado para cursos de extensão oferecidos pelos docentes da Universidade (ou pelo CEAD/UnB) ou ainda àqueles alunos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). É importante mencionar que a UnB foi pioneira no modo de ensino a distância.
Já o Aprender 3 é direcionado aos alunos de graduação e pós-graduação dos campi: Asa Norte, Ceilândia, Gama e Planaltina. De maneira resumida, este ambiente é voltado para aqueles que estudam presencialmente na Universidade.
Apesar da identidade visual distinta, ambos possuem a mesma versão do Moodle, a 3.11. É a mais recente disponível a comunidade. Mas salienta-se a iminência da versão 4.0, que promete dar um salto na qualidade de experiência.
Microsoft Teams
A suíte de aplicativos Microsoft Office 365 Educacional (Office 365, versão A1) encontra-se disponível para todos os alunos regulares da UnB, bem como para o seu corpo técnico-administrativo e professores, mediante um acordo de cooperação firmado entre a UnB e a Microsoft.
Dentre os benefícios desse acordo, podemos citar o incremento do espaço de armazenamento das contas de e-mail para 50 GB, 1 TB disponível para armazenamento de arquivos na nuvem (OneDrive), além do acesso aos demais aplicativos da suíte Office (Word, Excel, PowerPoint, Teams, OneNote, dentre outros).
Diferentemente do Aprender 2 e 3, a equipe que gerencia a plataforma Office na UnB é a Secretaria de Tecnologia e Informação (STI).
Voltar para o menu principalObservações: Clique sobre cada Título apresentado para acessar o conteúdo.
Metodologias e experiências
Baralho Genômico
Traz, como proposta, a elaboração de produtos educacionais, com o auxílio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e de estratégias do ensino por investigação.
Saiba MaisAtlas fotográfico de Anatomia Comparativa de Vertebrados
A anatomia comparada é utilizada como evidência de evolução, auxiliando na classificação dos organismos, reconstrução da história filogenética das espécies, dedução dos padrões ancestrais, e definição dos processos e padrões que geram e mantém a diversidade morfológica.
Saiba MaisA quem pertence a cidade? Crítica social e imaginação política
O trabalho visa elaborar um diagnósticos das pulsões políticos sociais latentes no universo escolar. E pretende impulsionar uma discussão que, a partir de um inventário do existente, torna possível imaginar a sua transformação.
Saiba MaisOEB - Poiese e Dissenso
O projeto implementa um ambiente virtual “gamificado” na disciplina de OEB (Organização da Educação Brasileira), com objetos de aprendizagem poéticos que fomentam o protagonismo do estudante e valoriza a experiência da pesquisa, da reflexão, da produção e do compartilhamento.
Saiba MaisPlataforma de Acolhimento ao Estudante - PAE
O conjunto de professores da área de Exatas da UnB em Planaltina (FUP) relatam as dificuldades dos estudantes em acompanhar as disciplinas nos semestres iniciais. Esse é um dos principais pontos que impedem muitas vezes a continuidade dos estudantes nos cursos. Apresentamos, então, a plataforma PAE, baseada no Aprender/UnB, como uma plataforma que tem como base os conceitos e não as disciplinas.
Saiba MaisUso de HQ no Ensino de Cálculo
O projeto em questão tem como alternativa a utilização de atividade lúdica: Histórias em Quadrinhos (HQ), para complementar as aulas de Cálculo, para os cursos de Engenharias, com o objetivo de torná-las mais participativas, alegres e contextualizadas, envolvendo a construção de todos e, por consequência, tornando a disciplina mais agradável.
Saiba MaisMetodologias ativas na educação online
Dispõe vídeos instrucionais sobre como aplicar metodologias ativas na educação online.
Saiba MaisTECMOLIBRAS
O projeto enfatiza a possibilidade de oferecer uma nova opção pedagógica de ensino e aprendizagem com suporte tecnológico.
Saiba MaisExperiências Pedagógicas
Depoimentos de professores a respeito de suas experiências pedagógicas dentro da Universidade de Brasília.
Saiba MaisAcompanhe as lives produzidas
O Centro de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (CEAD/UnB) convida a comunidade universitária a participar das lives do Programa Rotas de Inovação Universitária (RIU). Nelas, serão discutidas temáticas que podem contribuir para a inovação e à criatividade dos processos institucionais.
Dominando o Aprender: Criando e Gerenciando Bancos de Questões
Data: 05 de junho de 2024, 15h
Horário: 17:00
Criando atividades: como configurar atividades avaliativas no Aprender
Data: 29 de abril de 2024, 17h
Horário: 17:00
Identidade visual: configurando passos iniciais e construindo sala com linguagem visual autêntica
Data: 13 de março de 2024
Horário: 17:00
Primeiros passos: como solicitar uma disciplina e inscrever alunos no Aprender
Data: 16 de fevereiro de 2024
Horário: 15:00
Configurando o quadro de notas no Aprender
Data: 31 de outubro de 2023
Horário: 18:30
Aula Magna dos Cursos de Graduação da UAB/UnB - 2023
Data: 17 de outubro de 2023
Horário: 19:00
Aula de Abertura da Pós-Graduação Lato Senso em Ensino de Ciências - Ciência é 10! - 2023
Data: 11 de outubro de 2023
Horário: 19:00
Live - Aprender para Calouros
Data: 06 de setembro de 2023
Horário: 19:30
Live - Tira-dúvidas sobre o Aprender
Data: 19 de julho de 2023
Horário: 14:00
Live - Aprender: Conhecendo o Ambiente Virtual da UnB
Data: 30 de junho de 2023
Horário: 12:00
Live - Conferência dia Mundial do Livro
Data: 24 de abril de 2023
Horário: 19:00
Live com a Coordenação de Graduação do Curso de Música EaD
Data: 12 de abril de 2023
Horário: 14:00
Live - Aula inaugural dos cursos de especialização UAB/UnB 1/2023
Data: 31 de março de 2023
Horário: 14:00
Live - 1º Encontro sobre permanência discente da UAB/UnB - 2023 - Encerramento
Data: 31 de janeiro de 2023
Horário: 14:00
Live - 1º Encontro sobre permanência discente da UAB/UnB - 2023 - Abertura
Data: 30 de janeiro de 2023
Horário: 14:00
Live - AVAnce com o Aprender: Conhecendo o Ambiente Virtual da UnB
Data: 20 de dezembro de 2023
Horário: 14:00
Live - Apresentação da versão Moodle 4.0
Data: 08 de dezembro de 2022
Horário: 14:00
Live - O futuro da EaD na Universidade de Brasília
Data: 16 de novembro de 2022
Horário: 14:30
Live - Aula inaugural do POSTRAD com Iván Villanueva Jordán
Data: 08 de junho de 2022
Horário: 14:00
Live - O desenho universal e a acessibilidade linguística na UnB: repensando esse conceito
Data: 07 de abril de 2022
Horário: 15:00
Live - A Acessibilidade na UnB: novos olhares e perspectivas
Data: 15 de março de 2022
Horário: 15:00
Live - Palestra sobre Gestão de CompetênciasB
Data: 21 de outubro de 2021
Horário: 14:00
Live de lançamento do guia de orientações para a promoção da acessibilidade no ensino remoto
Data: 07 de outubro de 2021
Horário: 14:30
Oficina Como zelar pela integridade em trabalhos acadêmicos utilizando os recursos da Turnitin para docentes
Data: 13 de agosto de 2021
Horário: 10:00
Oficina Avalie a autenticidade dos seus textos utilizando os recursos da Turnitin para estudantes
Data: 12 de agosto de 2021
Horário: 10:00
Oficina Crie conteúdo interativos com Genially para docentes e técnicos
Data: 28 de julho de 2021
Horário: 10:00
Oficina Crie conteúdo interativos com Genially para estudantes
Data: 27 de julho de 2021
Horário: 10:00
Live dos Estudantes: Aprendendo com as plataformas institucionais
Data: 19 de julho de 2021
Horário: 15:00
Recursos de acessibilidade no Office 365
Data: 25 de fevereiro de 2021
Horário: 10:00
Live #27: O CEAD/UnB e o ensino não presencial na UnB
Data: 18 de janeiro de 2021
Horário: 15:00
Live #26: Que disciplina é essa? Experiências criativas no ensino remoto
Data: 24 de Novembro de 2020
Horário: 15:00
Live #25: Estratégias didáticas criativas para o ensino remoto
Data: 18 de Novembro de 2020
Horário: 15:00
Live #24: Histórias em Quadrinhos (HQs): construção de narrativas, possibilidades pedagógicas e envolvimento emo
Data: 11 de Novembro de 2020
Horário: 15:00
Live #23: E-books e livros digitais: recursos para o ensino remoto
Data: 04 de Novembro de 2020
Horário: 15:00
Live #22: Vídeos na educação remota: muito além das videoaulas
Data: 27 de Outubro de 2020
Horário: 15:00
Live RIU #21: Audiovisual e imagens: construção de sentidos e modos de usar
Data: 11 de Setembro de 2020
Horário: 16:00
Live #20: Análise de dados de aprendizagem na plataforma Moodle
Data: 01 de Setembro de 2020
Horário: 16:00
Live #19: Personalização das estratégias de ensino e aprendizagem on-line
Data: 25 de Agosto de 2020
Horário: 16:00
Live #18: Mineração de dados educacionais no Moodle: como o professor pode acompanhar os seus estudantes no AVA.
Data: 21 de Agosto de 2020
Horário: 15:00
Live #17: Início do semestre letivo não presencial na UnB: o estudante no Aprender 3 (Moodle)
Data: 17 de Agosto de 2020
Horário: 16:00
Live #16: Felicidade, Bem-estar e Projeto de Vida - Retomando o ritmo
Data: 13 de agosto de 2020
Horário: 16:00
Live #15: A felicidade como alicerce da relação professor aluno em tempos de pandemia
Data: 12 de agosto de 2020
Horário: 16:00
Live #14: Tira-dúvidas sobre o Moodle
Data: 07 de agosto de 2020
Horário: 15:00
Live #13: Interatividade em aulas síncronas
Data: 06 de agosto de 2020
Horário: 16:00
Live #12: Moodle e Teams: A sinergia dos AVAs no ensino não presencial
Data: 05 de agosto de 2020
Horário: 16:00
Live #11: Oficina Microsoft Teams
Data: 03 de agosto de 2020
Horário: 16:00
Live #10: Flexibilização dos Processos Educativos e Acolhimento das Emoções diante do COVID-19
Data: 29 de julho de 2020
Horário: 16:00
Live #9: Possibilidade Pedagógicas, Aplicações e Usos do Teams e do Stream
Data: 22 de julho de 2020
Horário: 16:00
Live #8: Configurações e Usos do Questionário no Moodle
Data: 16 de julho de 2020
Horário: 15:00
Live #7: Gamificação no Moodle com o uso do Bloco Game
Data: 15 de julho de 2020
Horário: 17:00
Live #6: Descobrindo possibilidades pedagógicas do tituloP no Moodle
Data: 09 de julho de 2020
Horário: 18:00
Live #5: Videoaulas: Por que gravar e como usá-las?
Data: 08 de julho de 2020
Horário: 15:00
Live #4: Possibilidades Pedagógicas no Moodle, Navegação e Configurações Básicas
Data: 02 de julho de 2020
Horário: 15:00
Live #3: UnB em tempos de pandemia: Recursos Digitais e Estratégias Didáticas
Data: 01 de julho de 2020
Horário: 16:00
Live #2: O uso do Moodle na UnB
Data: 15 de junho de 2020
Horário: 10:00
Live #1 - O Planejamento do Ensino On-line e as Possibilidades de Uso do Moodle
Data: 29 de maio de 2020
Horário: 10:00
Curiosidades
Em 2021, a Microsoft realizou uma parceria com o CEAD/UnB e foram oferecidas algumas lives sobre cada aplicativo do Office 365 ministradas pelo consultor Xavier Santana que ficaram disponíveis por 6 meses.
Ferramentas disponíveis
RNP
O acesso do(a) docente é por meio da comunidade CAFe, da qual a UnB faz parte. Selecione a instituição UnB. O usuário é o e-mail completo utilizado na Universidade e a senha é a mesma do acesso ao e-mail da UnB. É importante lembrar que a plataforma não oferece suporte nativo para gravação e disponibilização dos vídeos gravados.
Microsoft Teams
Participe de webconferências com qualquer pessoa. Obtenha recursos como assistência de agendamento, anotações de reuniões, compartilhamento de tela, gravação de reuniões e mensagens instantâneas.