Semana Universitária
A seguir, confira a participação do CEAD nos últimos anos na Semana Universitária da Universidade Brasília da UnB com ações formativas referentes ao uso de tecnologias digitais na docência universitária, às novas metodologias e às possibilidades de aula.
SEMANA UNIVERSITÁRIA 2021
Realizada inteiramente no formato remoto em toda a Universidade por conta da pandemia, as ações de extensão da Semana Universitária de 2021 do Centro de Educação a Distância contaram com transmissão ao vivo no Youtube e posteriormente ficaram disponível para todos os usuários da internet e para a comunidade.
Para a certificação, foi necessária a inscrição nas atividades via SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades). Foram realizadas 03 (três) oficinas, explorando o uso de diferentes suportes (design gráfico, incorporação de conteúdo e plataforma de videoconferência) e foram contabilizados 43 inscritos.
Link do material de divulgação do evento ao lado ou clicando aqui.

Canva: Produção de Recursos Gráficos para sua Disciplina
Ministrantes: Sanny Saraiva, Matheus Felipe e Thiago Brandão
Descrição: O Canva é uma plataforma de design gráfico que possibilita aos usuários criarem gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais. O ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia de covid-19 ampliou a necessidade de estudantes e servidores buscarem novas formas de estudar e trabalhar nos meios digitais. Assim, com o objetivo de ajudar nessa jornada, a oficina abordará os seguintes conteúdos: infográficos, banners, documentos, apresentações, panfletos, cartazes e thumbnails para vídeos.
Página no SIGAA

Realização Online: 29/09/2021 - Aprender 2 - Disponível noYoutube

H5P: Produção de Conteúdos Didáticos no Moodle
Ministrantes: Moisés Silva e Jean Vieira
Descrição: O H5P é uma ferramenta gratuita e muito eficiente para aprimorar a sua plataforma de ensino a distância. Com ela, é possível montar sofisticados conteúdos interativos, de modo a atender a diferentes demandas de aprendizagem. Nessa oficina, vamos apresentar algumas possibilidades de criação de conteúdos educacionais com base no H5P.
Página no SIGAA

Realização Online: 29/09/2021 - Aprender 2 - Disponível noYoutube

RNP: Webconferência e Transmissão (streaming)
Ministrantes: Ricardo Abrantes (CEAD/UnB)
Descrição: A Conferência Web é um serviço de comunicação e de colaboração da RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. Diante de uma demanda cada vez mais crescente, esta plataforma tornou-se uma ferramenta de apoio não apenas para a realização de reuniões virtuais, mas também para o ensino remoto. Com o objetivo de ajudar os usuários nessa jornada, a oficina abordará os seguintes conteúdos: identificar os recursos institucionais de webconferência, criar salas de webconferência por meio das ferramentas disponíveis, transmitir webconferências no YouTube, compartilhar os eventos, acessar as salas de webconferência como participante e armazenar os vídeos.
Página no SIGAA

Realização Online: 29/09/2021 - Aprender 2 - Disponível noYoutube
SEMANA UNIVERSITÁRIA 2020
O CEAD na Semana Universitária 2020 realizou oito Oficinas, quatro cursos e uma Conferência.
Confira ao lado ou clique aqui para fazer o download do arquivo com a programação completa do CEAD.
Semana Universitária 2020
As oficinas, cursos e a conferência ofertadas pelo Centro de Educação a Distância na Semana Universitária são ações de extensão. A inscrição dessas atividades é realizada via SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades) para a comunidade interna e externa.
O evento de 2020 foi realizado de forma inteiramente remoto por conta do cenário pandêmico. Com mais de 2000 visualizações e 98 certificações, foram realizadas:
- 8 oficinas, que abordaram temas como a ferramenta H5P, o Microsoft Teams, o Moodle, Mentimeter e Genialy;
- 4 cursos autoinstrucionais de 20h cada: “Informática básica”, “Português instrumental”, “Escrita científica” e “Educação aberta e Recursos educacionais abertos”;
- 1 Conferência ao vivo no Youtube a respeito da forma e do estilo da escrita autoral.

H5P: Interactive Book
Ministrantes: Moisés Silva de Sousa
Descrição: O H5P é uma ferramenta gratuita e trabalha com possibilidades diversificadas e dinâmicas para aprimorar a sua plataforma de ensino a distância. Com ela, é possível montar sofisticados conteúdos interativos, de modo a atender a diferentes demandas de aprendizagem. A oficina tem o objetivo de apresentar o recurso do H5P para desenvolvimento de livros interativos. O Interactive Book permite que os usuários reúnam grandes quantidades de conteúdo interativo, como vídeos interativos, perguntas, apresentações de cursos e muito mais em várias páginas.

Realização Online: 05/09/2020 - Aprender 2 - Disponível noYoutube

H5P: Course Presentation
Ministrantes: Victor Gabriel Rodrigues de Almeida
Descrição: Na perspectiva de criação de conteúdos interativos e dinâmicos para plataformas de educação a distância, a oficina ofertada à comunidade acadêmica da Universidade de Brasília contou com o objetivo de apresentar o recurso do H5P para o desenvolvimento de telas interativas. O Course Presentation é um aplicativo que trabalha com a apresentação de imagens e textos, combinando outros aplicativos do HP5 para tornó-la mais imersivo.

Realização Online: 05/09/2020 - Aprender 2 - Disponível noYoutube

H5P: Recursos para verificação da aprendizagem
Ministrantes: Lauro Pacheco
Descrição: O H5P possibilita a exploração de inúmeras ferramentas de apoio pedagógico. A oficina aqui ofertada à comunidade acadêmica da Universidade de Brasília visa apresentar os mais variados recursos do H5P para o desenvolvimento de aulas interativas.

Realização Online: 05/09/2020 - Aprender 2 - Disponível noYoutube

Teams: Recomendações para uma comunicação eficaz
Ministrantes: Jessica Cardoso
Descrição: O H5P possibilita a exploração de inúmeras ferramentas de apoio pedagógico. A oficina aqui ofertada à comunidade acadêmica da Universidade de Brasília visa apresentar os mais variados recursos do H5P para o desenvolvimento de aulas interativas.

Realização Online: 05/09/2020 - Aprender 2 - Disponível noYoutube

Como usar fóruns e quais as suas potencialidades
Ministrantes: Danilo Prata Nogueira
Descrição: O Moodle é um sistema de gerenciamento de aprendizagem livre mundialmente popular e escolhido pela UnB como plataforma institucional (Aprender 1, 2 e 3). A oficina objetiva discutir o uso de fóruns no Moodle como atividade assíncrona com fins pedagógicos.

Realização Online: 05/09/2020 - Aprender 2 - Disponível noYoutube

Como utilizar o Mentimeter em aulas não presenciais
Ministrantes: Janaína Angelina e Danielle Pamplona
Descrição: Mentimeter é uma opção de plataforma on-line para criação colaborativa e compartilhamento de apresentações de slides com interatividade. A oficina discutiu e propôs a utilização do Mentimeter para fins pedagógicos.

Realização Online: 05/09/2020 - Aprender 2 - Disponível noYoutube

Como utilizar o Genialy em aulas não presenciais
Ministrantes: Priscila Santos
Descrição: O Genialy é uma multiplataforma de criação de conteúdos visuais e interativos. A oficina demonstrou a utilização do Genialy para fins pedagógicos.

Realização Online: 05/09/2020 - Aprender 2 - Disponível noYoutube

Formatos de cursos no Moodle: tópico, grade ou trilha
Ministrantes: Marcos Rogério Martins Costa
Descrição: Nessa oficina, o objetivo foi discutir os tipos de cursos possíveis no Moodle (Aprender 3) e os respectivos usos pedagógicos do sistema de gerenciamento de aprendizagem institucional da UnB.

Realização Online: 05/09/2020 - Aprender 2 - Disponível noYoutube

Curso de Ambientação da UAB
O Cead/UnB ofertou na Semana Universitária quatro opções de cursos via plataforma Aprender. As inscrições foram disponibilizadas entre os dias 14 e 17 de setembro e o curso foi realizado entre os dias 21 e 25 de setembro. Cursos realizados:
Informática Básica
Carga horária: 20h
Professores: José Wilson da Costa, Danielle Xabregas Pamplona Nogueira, Letícia Lopes Leite e Prof. Marcello Ferreira.
Português Instrumental
Carga horária: 20h
Professora: Juliana de Freitas Dias
Escrita Científica
Carga horária: 20 h
Professores: Demétrio Antônio da Silva Filho, Marcos Rogério Martins Costa
Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos
Carga horária: 20h
Professor: Tel Amiel

Realização Online: 05/09/2020 - Aprender 2 - Disponível noYoutube

O despertar da autoria: a estilística na escrita a reescrita criativa de textos
Descrição: a ação objetiva desenvolver um trabalho de escrita autoral de textos a partir de estratégias de escrita criativa de textos contextualizadas em vivências de desbloqueio e de expansão da capacidade criativa individual e coletiva. Trabalharemos com a estilística da língua portuguesa e técnicas de reescrita aplicadas em fragmentos de ficção, microcontos, poesias.
Facilitadoras: Juliana de Freitas Dias, Edilan Kelma Nascimento e Lorena Eufrasio Cardoso.
Realização
Data: 24 de setembro de 2020
Horário: 10h Carga horária: 2h

Realização Online: 05/09/2020 - Aprender 2 - Disponível noYoutube
Nas ações de extensão da Semana Universitária de 2019 o Centro de Educação a Distância da UnB propôs quatro oficinas com foco no ensino e na aprendizagem criativa. O objetivo foi possibilitar o desenvolvimento, por parte dos participantes,
de novas metodologias e recursos educacionais alinhados às tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto da cultura digital.
As atividades foram realizadas no Campus Darcy Ribeiro entre os dias 23 e 27 de setembro
de 2019.

Leitura e Escrita na universidade: criatividade e autoria
Ministrante: Juliana de Freitas Dias (IL/UnB).
Descrição: Propomos nesse curso desenvolver um trabalho de escrita autoral de textos a partir de estratégias de escrita criativa contextualizadas em vivências de desbloqueio e de expansão da capacidade de escrita individual. Trabalharemos com práticas de textos e diálogos teóricos em torno de identidades textuais e construção da autoria em textos escritos acadêmicos e não acadêmicos.
Realização Presencial: 26 e 27/09/2019, 32 inscritos e 9
concluintes - Darcy Ribeiro

Aprendizagem ativa
Ministrante: Eduardo Bessa (FUP/UnB).
Descrição: As metodologias ativas de aprendizagem trocam o foco do processo educacional do professor e no processo de ensino para o aluno e o aprendizado, que passa a ser um processo ativo. A oficina abordou quatro metodologias ativas para aplicar aos alunos, focando as seguintes relações: do aprendiz com o conteúdo, capacidade de síntese, julgamento de opiniões, aplicação de conceitos e percepção do próprio aprendizado. Conscientes desses métodos, esperamos que futuros professores sejam capazes de aplicá-los em suas aulas, reduzindo as exposições teóricas e dando protagonismo aos estudantes. A oficina visou propor técnicas inovadoras de aprendizagem voltadas para sala de aula convencional e para educação à distância. Público alvo: professores e estudantes, especialmente dos cursos de licenciatura.
Realização Presencial: 25/09/2019, 29 inscritos e 7
concluintes - Darcy Ribeiro

Oficina de Objetos de Aprendizagem baseados em arte para ensino em qualquer área de educação
Ministrante: Tatiana Hernández (IDA-UnB).
Descrição: A Oficina de Objetos de Aprendizagem (OA) baseados em arte propôs um desafio: projetar Objetos de Aprendizagem baseados nas formas em que opera a arte, que são formas imaginativas, criativas e críticas para a área em que os participantes estudam, pesquisam ou ensinam. Pretendeu-se com esta oficina atualizar e ampliar as estratégias pedagógicas de professores e estudantes das licenciaturas na criação de OA específicos para a área que em que trabalham e no contexto onde estes são utilizados com recursos básicos ou avançados. Os OA se caracterizam por serem objetos criados para aprender, reutilizáveis em outras situações de educação, interativos, geralmente em formato digital e modulares porque fazem parte de articulações dinâmicas na educação da mesma forma que para os OA baseados em arte. Partiu-se, então, da ideia de adotar formas de operar artísticas para pensar artefatos pedagógicos. A metodologia da oficina é uma metodologia de ensino baseada em arte de maneira que toda a aprendizagem ocorre num processo de experiência prática e criativa. O desafio que se faz aos participantes é projetar um OA de forma diferente da que opera a ciência. Nesse processo, estudantes ou professores(as) são participantes e criadores.
Realização Presencial: 23 e 26/09/2019, 25 inscritos e 11
concluintes - Darcy Ribeiro

Produção de vídeos para educação
Ministrante: Éder Vasconcelos (CEAD-UnB).
Descrição: A oficina de produção de vídeos teve como meta capacitar e incentivar o interessado inscrito a produzir e inserir vídeos para compartilhamento na plataforma Moodle. Foram apresentados conceitos, dicas e softwares livres voltados para produção audiovisual, com objetivo de tornar mais fácil e acessível a utilização de vídeos voltados à educação.
Realização Presencial: 24/09/2019, 15 inscritos e 5
concluintes - Darcy Ribeiro
Na ação de extensão da Semana Universitária de 2018, O Centro de Educação a Distância da UnB buscou promover a inserção dos estudantes da Universidade Aberta do Brasil na vida universitária da Universidade de Brasília. Para tanto, no primeiro dia foram realizadas atividades de acolhimento, de forma a apresentar a Universidade e seus principais espaços. No segundo dia, foram oferecidas atividades relacionadas à produção de materiais acadêmicos, visando dirimir dúvidas e apoiar o desenvolvimento de materiais que possam ser utilizados pelos estudantes.

Acolhimento
Equipe CEAD
Descrição: Boas-vindas aos inscritos com apresentação do Centro de Educação a Distância, dos coordenadores de cursos UAB e apresentação do Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília.
Realização Presencial: 24/09/2018, 30 participantes - Darcy Ribeiro

Criatividade e autoria no contexto da escrita
Profa. Juliana Dias – Instituto de Letras UnB
Descrição: Oficina para criação de texto com foco em estilos de escrita e pesquisa em bases de dados científicas.
Realização Presencial: 25/09/2018, ICC Norte, 30 participantes - Darcy Ribeiro

O Uso do HQ no Ensino e Aprendizagem Ativa e Colaborativa
Profa. Tatiane Silva Evangelista FGA/UnB
Descrição: Oficina sobre o uso de história em quadrinhos em práticas pedagógicas.
Realização Presencial: 25/09/2018, ICC Norte, 30 participantes - Darcy Ribeiro