29 de Abril de 2022

banner do curso de formação de professores

O curso “Formação de professores para a UAB na UnB” visa formar professores para atuar no processo de ensino aprendizagem dos cursos on-line do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade de Brasília (UnB). Será ofertado em quatro semanas, contemplando três temas de estudo nos quais serão abordados o papel do professor na UAB/UnB, como construir uma disciplina on-line, como criar uma disciplina no ambiente virtual de aprendizagem.

OFERTAS
Card image cap
2022
03/10: Turma 01
2021
21/06: Turma 02
DISPONIBILIDADE
Card image cap
100% online
Aprender 2
03 semanas
30 horas
MATERIAL ABERTO
Card image cap
Indisponível no momento
MAIS INFORMAÇÕES
Card image cap
Acesse a página do projeto do curso cadastrado no SIGAA
Clique aqui

28 de Abril de 2022

27 de Abril de 2022

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Um ambiente virtual de aprendizagem, ou apenas AVA, é um sistema ou aplicação que coleciona recursos e ferramentas voltados ao ensino-aprendizagem on-line. Quaisquer que sejam eles, tanto alunos e professores estarão cobertos por uma estrutura que permite a disponibilização de conteúdo, entrega e avaliação de trabalhos, bem como o acesso a todo o rendimento obtido durante um curso, por exemplo.

Apesar dessas características, um AVA não substitui de uma vez por todas o modelo tradicional de ensino presencial que estamos acostumados a ver. Ele surge, primeiramente, como um complemento deste processo de aprendizagem, se aproveitando da melhor disponibilidade de recursos remotos, bem como da necessidade da mesclagem entre o mundo real e o virtual. Dentre as principais vantagens do uso destes sistemas, pode-se incluir:


  • Estimulação a autonomia do aluno;
  • Geração de relatórios de desempenho;
  • Apesar de remoto, é um espaço que facilita o trabalho coletivo e de compartilhamento de ideais, tornando a aprendizagem dinâmica e acessível.

Com a PORTARIA MEC Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020, que aborda a substituição das aulas presenciais por aulas em contextos digitais em decorrência da pandemia de COVID-19, estes ambientes ganharam ainda mais notoriedade. Neste momento, as Instituições de Ensino, do infantil a pós-graduação, tiveram que se adaptar à nova realidade que surgira rapidamente. Opções não faltam. O mercado de AVAs possui muitos representantes, desde os gratuitos até plataformas sofisticadas, porém pagas. Desde modo, podemos destacar o Moodle (utilizado pela Universidade de Brasília - UnB), Blackboard e Canvas, por exemplo. A escolha pelo Moodle pela UnB (e por grande parte das universidades públicas brasileiras) se deve a alguns fatores. Podem-se destacar:


  • Software livre.
  • Fácil implementação.
  • Comunidade mundial de ajuda e compartilhamento de ideias.
  • Implementações e atualizações frequentes.
  • Integração com outros sistemas, como Teams, Turnitin.
  • Altamente personalizável.

Além do Moodle, a UnB conta com os serviços da Microsoft, como Office 365 e o Teams. Este último, apesar de não ser considerado um AVA propriamente dito, acaba dando suporte a questões educacionais, por fornecer aos seus usuários um local para colaboração em equipes.

O Moodle na UnB

O primeiro contato da Universidade com este sistema ocorreu em 2004, originalmente pelo Departamento de Matemática. Em 2009, sob a gestão do CEAD, o Moodle da UnB foi chamado de Aprender. Esta nomenclatura persiste até hoje, porém nas versões 2 e 3. Em 2011, entretanto, a gestão passou a ser feita pela UAB (DEGD). Em 2018, com a junção do DEGD e CEAD, o Aprender retorna a ser gerenciado pelo CEAD.


Atualmente, conta-se com duas versões do Aprender na UnB - ambas gerenciados pela equipe técnica do CEAD. O Aprender 2 é focado para cursos de extensão oferecidos pelos docentes da Universidade (ou pelo CEAD) ou ainda àqueles alunos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). É importante mencionar que a UnB foi pioneira no modo de ensino a distância.


Já o Aprender 3 é direcionado aos alunos de graduação e pós-graduação dos campi: Asa Norte, Ceilândia, Gama e Planaltina. De maneira resumida, este ambiente é voltado para aqueles que estudam presencialmente na Universidade.


Apesar da identidade visual distinta, ambos possuem a mesma versão do Moodle, a 3.11. É a mais recente disponível a comunidade. Mas salienta-se a iminência da versão 4.0, que promete dar um salto na qualidade de experiência.

Microsoft Teams

A suíte de aplicativos Microsoft Office 365 Educacional (Office 365, versão A1) encontra-se disponível para todos os alunos regulares da UnB, bem como para o seu corpo técnico-administrativo e professores, mediante um acordo de cooperação firmado entre a UnB e a Microsoft.

Dentre os benefícios desse acordo, podemos citar o incremento do espaço de armazenamento das contas de e-mail para 50 GB, 1 TB disponível para armazenamento de arquivos na nuvem (OneDrive), além do acesso aos demais aplicativos da suíte Office (Word, Excel, PowerPoint, Teams, OneNote, dentre outros).

Diferentemente do Aprender 2 e 3, a equipe que gerencia a plataforma Office na UnB é a Secretaria de Tecnologia e Informação (STI).

Voltar para o menu principal
Observações: Clique sobre cada Título apresentado para acessar o conteúdo.

Metodologias e experiências

Baralho Genômico

Traz, como proposta, a elaboração de produtos educacionais, com o auxílio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e de estratégias do ensino por investigação.

Saiba Mais
Atlas fotográfico de Anatomia Comparativa de Vertebrados

A anatomia comparada é utilizada como evidência de evolução, auxiliando na classificação dos organismos, reconstrução da história filogenética das espécies, dedução dos padrões ancestrais, e definição dos processos e padrões que geram e mantém a diversidade morfológica.

Saiba Mais
A quem pertence a cidade? Crítica social e imaginação política

O trabalho visa elaborar um diagnósticos das pulsões políticos sociais latentes no universo escolar. E pretende impulsionar uma discussão que, a partir de um inventário do existente, torna possível imaginar a sua transformação.

Saiba Mais
OEB - Poiese e Dissenso

O projeto implementa um ambiente virtual “gamificado” na disciplina de OEB (Organização da Educação Brasileira), com objetos de aprendizagem poéticos que fomentam o protagonismo do estudante e valoriza a experiência da pesquisa, da reflexão, da produção e do compartilhamento.

Saiba Mais
Plataforma de Acolhimento ao Estudante - PAE

O conjunto de professores da área de Exatas da UnB em Planaltina (FUP) relatam as dificuldades dos estudantes em acompanhar as disciplinas nos semestres iniciais. Esse é um dos principais pontos que impedem muitas vezes a continuidade dos estudantes nos cursos. Apresentamos, então, a plataforma PAE, baseada no Aprender/UnB, como uma plataforma que tem como base os conceitos e não as disciplinas.

Saiba Mais
Uso de HQ no Ensino de Cálculo

O projeto em questão tem como alternativa a utilização de atividade lúdica: Histórias em Quadrinhos (HQ), para complementar as aulas de Cálculo, para os cursos de Engenharias, com o objetivo de torná-las mais participativas, alegres e contextualizadas, envolvendo a construção de todos e, por consequência, tornando a disciplina mais agradável.

Saiba Mais
Metodologias ativas na educação online

Dispõe vídeos instrucionais sobre como aplicar metodologias ativas na educação online.

Saiba Mais
TECMOLIBRAS

O projeto enfatiza a possibilidade de oferecer uma nova opção pedagógica de ensino e aprendizagem com suporte tecnológico.

Saiba Mais
Experiências Pedagógicas

Depoimentos de professores a respeito de suas experiências pedagógicas dentro da Universidade de Brasília.

Saiba Mais

Acompanhe as lives produzidas

O Centro de Educação a Distância (CEAD) convida a comunidade universitária a participar das lives do projeto Rotas de Inovação Universitária (RIU). Nelas, serão discutidas temáticas que podem contribuir para a inovação e à criatividade dos processos institucionais.

Live de lançamento do guia de orientações para a promoção da acessibilidade no ensino remoto

Data: 07 de outubro de 2021

Horário: 14:30

Oficina Como zelar pela integridade em trabalhos acadêmicos utilizando os recursos da Turnitin para docentes

Data: 13 de agosto de 2021

Horário: 10:00

Oficina Avalie a autenticidade dos seus textos utilizando os recursos da Turnitin para estudantes

Data: 12 de agosto de 2021

Horário: 10:00

Oficina Crie conteúdo interativos com Genially para docentes e técnicos

Data: 28 de julho de 2021

Horário: 10:00

Oficina Crie conteúdo interativos com Genially para estudantes

Data: 27 de julho de 2021

Horário: 10:00

Live dos Estudantes: Aprendendo com as plataformas institucionais

Data: 19 de julho de 2021

Horário: 15:00

Recursos de acessibilidade no Office 365

Data: 25 de fevereiro de 2021

Horário: 10:00

Live #27: O CEAD e o ensino não presencial na UnB

Data: 18 de janeiro de 2021

Horário: 15:00

Live #26: Que disciplina é essa? Experiências criativas no ensino remoto

Data: 24 de Novembro de 2020

Horário: 15:00

Live #25: Estratégias didáticas criativas para o ensino remoto

Data: 18 de Novembro de 2020

Horário: 15:00

Live #24: Histórias em Quadrinhos (HQs): construção de narrativas, possibilidades pedagógicas e envolvimento emo

Data: 11 de Novembro de 2020

Horário: 15:00

Live #23: E-books e livros digitais: recursos para o ensino remoto

Data: 04 de Novembro de 2020

Horário: 15:00

Live #22: Vídeos na educação remota: muito além das videoaulas

Data: 27 de Outubro de 2020

Horário: 15:00

Live RIU #21: Audiovisual e imagens: construção de sentidos e modos de usar

Data: 11 de Setembro de 2020

Horário: 16:00

Live #20: Análise de dados de aprendizagem na plataforma Moodle

Data: 01 de Setembro de 2020

Horário: 16:00

Live #19: Personalização das estratégias de ensino e aprendizagem on-line

Data: 25 de Agosto de 2020

Horário: 16:00

Live #18: Mineração de dados educacionais no Moodle: como o professor pode acompanhar os seus estudantes no AVA.

Data: 21 de Agosto de 2020

Horário: 15:00

Live #17: Início do semestre letivo não presencial na UnB: o estudante no Aprender 3 (Moodle)

Data: 17 de Agosto de 2020

Horário: 16:00

Live #16: Felicidade, Bem-estar e Projeto de Vida - Retomando o ritmo

Data: 13 de agosto de 2020

Horário: 16:00

Live #15: A felicidade como alicerce da relação professor aluno em tempos de pandemia

Data: 12 de agosto de 2020

Horário: 16:00

Live #14: Tira-dúvidas sobre o Moodle

Data: 07 de agosto de 2020

Horário: 15:00

Live #13: Interatividade em aulas síncronas

Data: 06 de agosto de 2020

Horário: 16:00

Live #12: Moodle e Teams: A sinergia dos AVAs no ensino não presencial

Data: 05 de agosto de 2020

Horário: 16:00

Live #11: Oficina Microsoft Teams

Data: 03 de agosto de 2020

Horário: 16:00

Live #10: Flexibilização dos Processos Educativos e Acolhimento das Emoções diante do COVID-19

Data: 29 de julho de 2020

Horário: 16:00

Live #9: Possibilidade Pedagógicas, Aplicações e Usos do Teams e do Stream

Data: 22 de julho de 2020

Horário: 16:00

Live #8: Configurações e Usos do Questionário no Moodle

Data: 16 de julho de 2020

Horário: 15:00

Live #7: Gamificação no Moodle com o uso do Bloco Game

Data: 15 de julho de 2020

Horário: 17:00

Live #6: Descobrindo possibilidades pedagógicas do tituloP no Moodle

Data: 09 de julho de 2020

Horário: 18:00

Live #5: Videoaulas: Por que gravar e como usá-las?

Data: 08 de julho de 2020

Horário: 15:00

Live #4: Possibilidades Pedagógicas no Moodle, Navegação e Configurações Básicas

Data: 02 de julho de 2020

Horário: 15:00

Live #3: UnB em tempos de pandemia: Recursos Digitais e Estratégias Didáticas

Data: 01 de julho de 2020

Horário: 16:00

Live #2: O uso do Moodle na UnB

Data: 15 de junho de 2020

Horário: 10:00

Live #1 - O Planejamento do Ensino On-line e as Possibilidades de Uso do Moodle

Data: 29 de maio de 2020

Horário: 10:00

Curiosidades

Em 2021, a Microsoft realizou uma parceria com o CEAD e foram oferecidas algumas lives sobre cada aplicativo do Office 365 ministradas pelo consultor Xavier Santana que ficaram disponíveis por 6 meses.

TREINAMENTO - CONFERÊNCIA RNP

Aprenda a fazer suas próprias webconferências assistindo o nosso treinamento! Nos casos de indisponibilidade da nossa equipe, recomendaremos este material para sua autonomia.

Clique aqui e assista

Ferramentas disponíveis

RNP

O acesso do(a) docente é por meio da comunidade CAFe, da qual a UnB faz parte. Selecione a instituição UnB. O usuário é o e-mail completo utilizado na Universidade e a senha é a mesma do acesso ao e-mail da UnB. É importante lembrar que a plataforma não oferece suporte nativo para gravação e disponibilização dos vídeos gravados.

Microsoft Teams

Participe de webconferências com qualquer pessoa. Obtenha recursos como assistência de agendamento, anotações de reuniões, compartilhamento de tela, gravação de reuniões e mensagens instantâneas.

Orientações para reserva com equipe do cead

  1. Após envio da solicitação de reserva, aguarde a confirmação por e-mail pelo CEAD;
  2. Antes de realizar o pedido de reserva, consulte a disponibilidade de data e horário no calendário abaixo;
  3. A webconferência deve ser realizada dentro do horário de expediente do CEAD, que é horário comercial (de 8h às 12h e de 14h às 18h, de segunda a sexta-feira);
  4. Poderão ser atendidas as solicitações com, no mínimo, 07 (sete) dias de antecedência;
  5. Considere o intervalo mínimo de 30 minutos entre uma webconferência e outra para o bom andamento das transmissões;
  6. Para cancelar reservas já confirmadas é necessário que o solicitante envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nacionais

Universidade Federal da Grande Dourados UFGD Clique Aqui
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS Clique Aqui
Universidade Federal de Alagoas UFAL Clique Aqui
Universidade Federal do Maranhão UFMA Clique Aqui
Universidade Federal Rural do Semi-Árido UFERSA Clique Aqui
Universidade Federal do Tocantins UFT Clique Aqui
Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF Clique Aqui
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Clique Aqui
Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Clique Aqui
Universidade Federal de São Carlos UFSCar Clique Aqui
Universidade Federal de Viçosa UFV Clique Aqui
Universidade Federal do Espírito Santo UFES Clique Aqui
Universidade Federal de Santa Maria UFSM Clique Aqui
Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Clique Aqui
Design Thinking para Educadores Clique Aqui
Utopias e distopias da tecnologia na educação a distância e aberta Clique Aqui
Guia da Educação Aberta Clique Aqui
Educação a distância: O Estado da Arte (ABED) Clique Aqui
Mão na massa: ferramentas digitais para aprender e ensinar Clique Aqui
20 ferramentas digitais para educação online: em formato de infográficos Clique Aqui
Educação e Novas Tecnologias Clique Aqui

CADERNO DE ENSINO MEDIADO POR TIC (SEDIS UFRN)

Ensino Remoto Emergencial 1: Proposta de design para organização de aulas Clique Aqui
Ensino Remoto Emergencial 2: Orientações básicas para elaboração do plano de aula Clique Aqui
Ensino Remoto Emergencial 3: Sequência pedagógica aplicada ao ensino on-line: Clique Aqui
Ensino Remoto Emergencial 4: Conceitos e fundamentos de avaliação Clique Aqui
Ensino Remoto Emergencial 5: Estudantes com necessidades educacionais específicas na UFRN Clique Aqui
Ensino Remoto Emergencial 6: Estratégias de aprendizagem com Metodologias Ativas Clique Aqui
Ensino Remoto Emergencial 7: Aprendendo na Sala de Aula Virtual do SiGAA Clique Aqui

Internacionais

Teaching Effectively During Times of Disruption Clique Aqui
Guidance on Open Educational Pratices during school closures Clique Aqui
The theory and practice of online learning Clique Aqui
Teaching in a digital age Clique Aqui
Teaching, Technology, and Teacher Education during the COVID-19 Pandemic: Stories from the Field Clique Aqui
Creating online learning experiences Clique Aqui
Learning environments design Clique Aqui
Teaching crowds: Learning and social media Clique Aqui
Opening up education Clique Aqui
Princeton University Clique Aqui
University of Calgary Treinamento para ensino on-line: Clique Aqui
Washington State University (WSU) Guia para ensino on-line: Clique Aqui
Brock University Auxílio na criação de modelos de planos, vídeos e acessibilidade digital: Clique Aqui
Plymouth State University Site colaborativo com informações sobre ensino on-line: Clique Aqui
University of Wisconsin Oshkosh Informação sobre elaboração de questões para o ensino on-line: Clique Aqui
Thompson Rivers University Material e cursos para criação e gestão de aulas on-line: Clique Aqui e Clique Aqui
The University of Newcastle – Australia Guia para confecção de avaliação com consulta: Clique Aqui
University College London (UCL) - Continuidade de Ensino: Clique Aqui
- Ensino e supervisão on-line: Clique Aqui
Harvard University Web site disponível para educação on-line na pandemia. Contém dicas e orientações para os docentes:

- Por onde começar: Clique Aqui
- Recomendação de templates para a feitura de slides: Clique Aqui
- The Derek Bok center for teaching and learning: Clique Aqui
- Pedagogia on-line: Clique Aqui
- Ferramentas tecnológicas sugeridas: Clique Aqui
- Orientações para o uso da plataforma Zoom: Clique Aqui

O Projeto Rotas de Inovação Universitária (RIU) atua especificamente no propósito de estimular a formação docente e demais membros da comunidade acadêmica para o desenvolvimento de diferentes desenhos pedagógicos, considerando o uso de tecnologias educacionais, mediação pedagógica e a integração de espaços presenciais e a distância.


Neste intuito, busca-se promover estratégias de ensino e aprendizagem articuladas a processos de inovação e criatividade institucionais, com foco na formação docente e discente, bem como de outros membros da comunidade acadêmica, necessárias para possibilitar novos formatos de aula e ampliar o uso de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem.


As ações vinculadas ao RIU visam apoiar os docentes no que diz respeito ao planejamento, a oferta e a avaliação em aulas on-line. Estas temáticas são desenvolvidas a partir de formações, materiais didáticos, tutoriais e outros recursos disponibilizados neste espaço.


Mensagem da Reitora


Queridas(os) colegas docentes,


É com muita alegria que a Universidade de Brasília coloca à disposição da comunidade acadêmica, a partir desta terça-feira, 23 de junho, o projeto Rotas de Inovação Universitária. Desenvolvida pelo Centro de Educação a Distância (Cead/UnB), a iniciativa se configura em um importante passo para aprimorar a formação de professores, com o uso de novas tecnologias.


O lançamento ocorre em um momento desafiador, não apenas para a UnB, mas para todas as instituições de ensino. A pandemia do novo coronavírus trouxe limitações às práticas acadêmicas presenciais e acelerou a necessidade de estarmos mais preparados para lidar com plataformas e recursos on-line – e também de aprender a utilizar todas as potencialidades dessas ferramentas.


O Rotas de Inovação Universitária reunirá tutoriais sobre o uso de tecnologia da informação com fins pedagógicos, informações sobre recursos educacionais abertos e lives sobre experiências bem-sucedidas, entre outros atrativos. O projeto integra o Programa de Aprendizagem para o Terceiro Milênio (A3M), que busca estimular a adoção de práticas pedagógicas inovadoras na UnB.


Esperamos que este projeto ajude os docentes e enfrentar este momento tão atípico e que sirva de inspiração para a melhoria crescente de nossos métodos de ensino e aprendizagem.


Um abraço,


Márcia Abrahão
Reitora