RIU – O uso de filmes como recurso pedagógico

 

Profa. Dra. Fabrícia Teixeira Borges

Instituto de Psicologia – Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento/UnB

Currículo Lattes

 

 

É raro um professor que não tenha usado filmes, documentários ou curtas em suas aulas. Porém, muitas vezes, somos questionados se não estamos enrolando a aula, perdendo tempo para passar um filme longo de 2h em um local que está destinado à discussão científica, técnica ou profissional, concisa e orientada para um objetivo educacional. É comum enfrentar resistência ao anunciar que iremos assistir a um filme de quase 2h em sala de aula. Vejamos, então, como articular o filme em nossas aulas, de forma online ou semipresencial.

Filme como recurso pedagógico: o que esperamos dessa linguagem para nossos alunos?

  O filme, como objeto estético, abre vias para uma interação dialógica, que provoca a alteridade e o deslocamento de si. Portanto, ocorre um distanciamento de suas próprias ideologias, o que permite um rebuscar de novas percepções. A experiência estética nem sempre é garantida pelo contato da pessoa com o objeto artístico e estético, mas entendemos que, ao se expor ao filme, o espectador também se coloca em um processo de interação e dialogia, que pode tornar-se efetivo, ou não, em sua apreensão das narrativas fílmicas.

  Partimos da convicção de que o filme já é, por si só, um objeto de aprendizagem ou, como falamos na psicologia cultural, é um recurso simbólico . Ao torná-lo aliado de outras ferramentas (textos, discussões, questionários), ampliamos a capacidade de produção do senso crítico e reflexivo, da alteridade e de diversos conhecimentos.

O lado técnico: o como fazer

Como podemos ampliar a possibilidade do uso de filmes nas atividades a distância? Sugestões para que a assistência do filme compartilhada e coletiva

  Com curtas, é possível a assistência coletiva do filme em várias plataformas: Meet (Google), ZoomTeam (Microsoft), dentre outros, por meio do compartilhamento de tela.

Dicas para possíveis soluções de problemas para usar o vídeo nos tempos do isolamento

  O compartilhamento de filmes longas pode não ser efetivo por sobrecarregar a internet do professor e dos alunos, o que pode impossibilitar a atividade. Uma solução interessante é interromper a transmissão da atividade e dar o tempo necessário para que os alunos assistam ao filme e, ao final, possam retornar à discussão. Além disso, pode-se fazer uma discussão via Fórum; por ser assíncrono, o aluno pode emitir sua opinião sobre o filme em uma discussão próxima ao momento em que o assistiu ou ao pode emitir sua opinião ao ler os textos relacionado à temática.

Cinco cuidados para bom aproveitamento desse recurso em sala de aula

  • Uma boa escolha do filme;
  • Uma escolha de textos articulados com a temática do filme e para ampliar a leitura dos filmes;
  • Estudo prévio do filme por parte do professor/a;
  • Uma atividade de trabalho que possa sistematizar os conhecimentos passados pelo filme a partir de discussões orais, propostas de narrativas (recontar o filme de outras formas) ou questionários;
  • Uma boa finalização da atividade.

Dicas sobre a escolha do melhor filme para o meu propósito

 

  • A escolha é de crucial importância para a qualidade da atividade.  
  • Temática alinhada com a proposta da disciplina e com o tempo da aula (evitando ter atividades interrompidas ou “para terminar na próxima aula”);
  • O filme deve aparecer como uma novidade, em que haja realmente a necessidade de assisti-lo para realizar a atividade proposta. Não escolher filmes muito populares ou que todos já assistiram – perde-se o ineditismo;
  • Seleção de filmes recentes, de diversas nacionalidades, evitando contextos comerciais;
  • A seleção de filmes antigos deve ser feita para que, possivelmente, os alunos não os tenham assistido – e a temática ainda deve se revelar atual e instigante;
  • Apuração da qualidade do filme tanto em som quanto em áudio (por melhor que seja o filme, se a qualidade dele não estiver boa, a perda de atenção e interesse é certa!);
  • É importante a atualidade do tema, a proposta do roteiro e a linguagem fílmica.

 

 

Tipo de filmes

 

  • Quanto à extensão: Clique aqui para ler o texto “Filmes outdoor: O que define uma produção ser um “curta”, “média” ou “longa”?”

 

 

Curtas

  Um filme curta-metragem, por definição, tem menos de 30 minutos de duração. Desta maneira, uma produção “curta” pode ser de até 30 segundos. Existem vários festivais com filmes de 1min. São filmes muito bons para trabalhar rapidamente em sala de aula. Podem ser compartilhados em videoconferência que tenham o recurso de “compartilhar tela ou apresentação”.

Média

  Um filme média-metragem é, por definição, uma produção que tem entre 30 e 69 minutos de duração. Como já é um filme mais longo, a sugestão é que ele seja assistido junto, caso a aula seja presencial. Nesse caso, o centro da aula deverá ser o filme.

  Se uma aula é uma videoaula, existem duas propostas: 1) Solicitar aos alunos para que o assistam antes da aula ou 2) Interromper a aula, para que todos assistam para, depois, retorná-la.

Longas

  Um filme longa-metragem é, por definição, uma produção com mais de 70 minutos (1h10min) de duração. Que tal, então, usar uma indicação de um longa e fazer um fórum de discussão? Também é uma excelente ideia!!! Outra sugestão é usar mais de um filme para fazer um contraponto entre eles com uma discussão coletiva.

Quanto ao gênero: documentários, drama, romance, ficção, terror e comédia.

  Possuímos vários gêneros fílmicos, no entanto, há um consenso entre os estudiosos do cinema de que essa classificação não é suficiente para abranger a narrativa de um filme.

  Se tomarmos, por exemplo, o documentário que pressupõe a relação com fatos ocorridos ou científicos, percebemos que a forma como é editado, filmado e o trabalho em sua linguagem (edição) produz uma linguagem cinematográfica que vai além da informação de fatos e eventos ocorridos.

  Há documentários que também declaram suas intencionalidades, produção de metáforas e sentidos amplos que percebemos nas ficções. Então, apesar da indústria cinematográfica classificar os filmes em documentários, drama, romance, ficção e terror e comédia, as narrativas são múltiplas e sempre se amparam nos elementos ficcionais produzidos por suas linguagens. Clique aqui para ler o artigo “Novos territórios do documentário”.

Quanto à escolha de textos articulados com a temática dos filmes:

 É interessante que haja sempre um texto acadêmico que acompanhe a discussão do filme escolhido. Isso irá conduzir melhor a proposta da atividade e situará o estudante no planejamento da disciplina. Temos optado tanto por indicar a leitura antes do filme como depois de já discutido o filme e de ter apontado algumas questões da temática. Além de textos acadêmicos, os textos críticos de cinema também dão uma ideia de como o filme foi produzido e de quais discussões são possíveis. Achamos textos críticos (não científicos) em sites dedicados ao cinema, como: Adoro CinemaCine PopPapo de cinemaCinema em cena, dentre outros.

Planejamento para uso do filme

  O estudo prévio do filme por parte do professor/a deve ir além de assisti-lo previamente. O professor deve ler as críticas e as resenhas e estudos. Isto ajudará a ampliar a sua própria visão e as discussões sobre as distintas impressões sobre o filme. Mesmo que seja um curta!

Alinhamento com a disciplina, a temática e o tempo 

  A inclusão do filme como recurso pedagógico deve estar coerente, articulada com o conteúdo curricular e com a temática da aula, bem como deve ser adequada ao tempo e às características que irão compor a atividade. Essa atividade pode ser presencial, online ou uma parte presencial e outra online, em um modelo híbrido. O bom plano de aula envolve: clareza do tempo (necessário à atividade) x tempo disponível, linguagem adequada, textos coerentes, seleção de críticas e planejamento da interlocução com os alunos e o material escolhido.

Acabou o filme, e agora?

  A atividade deve ser finalizada em grande estilo, o que garante o seu sucesso porque evidencia que houve um planejamento adequado com aproveitamento da discussão e aprendizagens para todos. O desdobramento do filme pode ser uma atividade proposta usando textos ou discussões que resultem em sínteses, articulações com outros temas e percepções das aprendizagens realizadas.

Para ficar mais fácil, onde encontrar os filmes:

Curtas: encontramos curtas nacionais no Porta curtas e também no YouTube. No YouTube, também é possível encontrar curtas legendados/dublados de outros países.

Longas: é possível encontrar vários filmes longas no YouTube. (Gratuito).

E na onda do Streaming, além da Netflix, temos outros doze canais.

Além desses, o Petra Belas Artes também é uma boa pedida!

Referências

Borges, Fabrícia Teixeira. Olhares de Mulheres: um estudo a partir do filme janelas da alma. UFAL, 2008.

Munsterberg, H. A atenção. Em: I. Xavier A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1970/2003.

Wenders, W. A paisagem urbana. Em: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1992.

Xavier, I. O Olhar e a Cena – Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues.  São Paulo: Cosac & Naify, 1988.

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