Na última terça-feira (12), ocorreu a inauguração do Laboratório de Inovação Educacional (Lab.iê) do Centro de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais da Universidade de Brasília (CEAD/UnB). A professora Letícia Lopes Leite, diretora do CEAD, abriu o evento e destacou a relevância do Lab.iê: “O laboratório é composto por um ambiente com infraestrutura de internet dedicada, câmeras inteligentes com projeção 360º, quadro interativo, sistema multimídia de sonorização, notebooks e mobiliários flexíveis. Além disso, há duas salas dedicadas a pesquisa e inovação educacional”.
O Lab.iê será um espaço capaz de tornar o estudante um sujeito mais ativo no processo de aprendizagem, por meio do desenvolvimento do pensamento crítico, do aumento da motivação, da maior facilidade na retenção do conhecimento e do estímulo à autonomia e à autoconfiança. Ademais, permitirá a integração de ações de ensino, pesquisa e extensão, impulsionando a inserção de metodologias ativas em sala de aula e a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino.
A reitora da UnB, Márcia Abrahão, esteve presente no evento e relembrou a trajetória do CEAD. Ela destacou como o Centro tem crescido cada vez mais e se dedicado a fomentar a inovação na Universidade. Compareceram também à inauguração do Lab.iê Bruno Guimarães, Márcio Lisboa e Thayná Alves, assessor técnico e servidores engenheiros da Secretaria de Infraestrutura, respectivamente, alguns coordenadores de cursos da UAB e representantes de demais setores da UnB, além de servidores e colaboradores do CEAD.