Entre os dias 4 e 8 de novembro, o CEAD realizou uma série de oficinas durante a Semana Universitária (SemUni) 2024, ministradas por servidores e bolsistas do Centro. Os eventos contaram também com a participação de professores, estudantes e membros da comunidade externa. Como novidade este ano, cinco oficinas foram realizadas de forma on-line, o que permitiu a participação de pessoas de todas as regiões do país.
Oficina “Criatividade para não designers”
Ofertada nos dias 4 e 5 de novembro, nas modalidades presencial e on-line, respectivamente, e sucesso nas edições anteriores da SemUni, a oficina mostrou aos participantes como utilizar ferramentas práticas para a criação de ideias e a solução de problemas. O conteúdo, dividido em três partes, provou que a criatividade pode ser estruturada e estimulada por meio de diferentes técnicas e métodos, desmistificando a ideia de que se trata de uma característica nata.
Oficinas “Luz, câmera, ação: gravando videoaulas” e “Moodle de A a Z”
Ainda no dia 4, a comunidade acadêmica e externa tiveram a oportunidade de participar de outras duas oficinas: “Luz, câmera, ação: gravando videoaulas” e “Moodle de A a Z”.
A primeira oficina abordou as diferentes etapas da gravação de videoaulas, mostrando aos participantes como é possível ser dinâmico e criativo nesse contexto. Já a segunda oficina proporcionou aos participantes uma verdadeira imersão no Moodle, uma vez que apresentou as diferentes ferramentas que compõem esse ambiente virtual de aprendizagem e suas infinitas possibilidades pedagógicas.
Oficinas “Locução e Audiocast”, “Criação de conteúdo dinâmico com HP5” e “Escrita científica: uma introdução”
No dia 5, o novo estúdio de gravação do CEAD foi palco da oficina “Locução e Audiocast”, que mostrou aos participantes técnicas de locução, gravação e edição com a utilização de dispositivos móveis. Já na oficina “Criação de conteúdo dinâmico com H5P”, os participantes aprenderam, dentre outras coisas, a inserir atividades interativas no Aprender, assim como jogos educativos e avaliações lúdicas usando H5P e seus recursos.
Por fim, também ocorreu a primeira etapa da oficina “Escrita científica: uma introdução”, em que os participantes puderam discutir os diferentes aspectos da escrita científica (textos didáticos, de divulgação científica e científicos). Além disso, um esboço de projeto de pesquisa foi construído ao vivo. A oficina contou com outras duas etapas, realizadas nos dias 6 e 8 de novembro, em que foram abordados temas como a estrutura do artigo científico e o processo de submissão de textos para revistas.
Oficina “Professor criativo: uso de tecnologias para a gamificação”
No dia 6, estudantes de licenciatura participaram da oficina on-line “Professor criativo: uso de tecnologias para a gamificação”, com o objetivo de aprender estratégias diferentes e metodologias ativas para o aprimoramento da atuação docente em sala de aula. Um dos conteúdos abordados foi a diferenciação entre gamificação e aprendizagem baseada em jogos.
Também no dia 6, ocorreu a oficina on-line “A alegria de solfejar e cantar”. Na ocasião, foram apresentados alguns princípios do solfejo baseados no método Kodály. Por sua vez, a oficina presencial “Explorando a inteligência artificial: ferramentas para educadores” contou com a participação de docentes e licenciados, que discutiram temas como o histórico da Inteligência Artificial (IA) e os desafios e vantagens do uso da inteligência generativa na educação.
Palestra “Coordenação de polos: boas práticas da UAB” e oficina “Aprender tutoria: ética na mediação e na interação”
No dia 7, a palestra “Coordenação de polos: boas práticas da UAB”, ministrada por Miriam Flávia Medeiros, professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), mostrou como é o trabalho realizado pelo Núcleo de Acompanhamento Discente (NAD) do IFRN.
Já a oficina “Aprender tutoria: ética na mediação e na interação” teve como público-alvo os tutores que atuam no sistema Universidade Aberta do Brasi (UAB). Conceitos relacionados à mediação, interação e ética na tutoria foram abordados, além de estudos de casos reais.
Oficina “Novo slide: conhecimentos básicos para uma apresentação no Canva”
Finalizando a programação de oficinas realizadas pelo CEAD durante a SemUni 2024, no dia 8 de novembro, ocorreu a oficina “Novo slide: conhecimentos básicos para uma apresentação no Canva”. Durante o encontro, foram abordados os principais recursos do Canva, com o objetivo de mostrar aos participantes como é possível aprimorar as habilidades de comunicação visual e construir apresentações mais criativas e eficazes.
EaD presente na SemUni 2024
A Educação a Distância (EaD) também se fez presente nas atividades da Semana Universtiária 2024. Os alunos do curso de Geografia EaD do polo UAB de Brasília participaram de duas atividades da Semana Universitária 2024. Na oficina sobre o uso de imagens de drone no ensino de Geografia Física, os participantes aprenderam a utilizar esse recurso como ferramenta pedagógica. As imagens de drone usadas no encontro foram feitas na Fazenda Água Limpa da UnB. Além disso, os estudantes Janaína Brigida, Milena e Fabio Henrique Alves participaram da amostra de cursos.
Já na sexta-feira (8), estudantes e professores dos polos do Distrito Federal e de Goiás se reuniram no Fórum Rede de Polos de Extensão da UnB (REPE).