ESTUDANTES COM TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS
A Resolução CAD n° 50/2019, que institui a Política de Acessibilidade da UnB, define, em seu Art. 3°, pessoas com transtornos funcionais específicos como
[…] as que apresentam dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia e transtorno de atenção e hiperatividade, entre outros. .
Sugerimos, ao docente, que verifique, junto ao estudante, a sua especificidade e defina as melhores formas de apoio especializado.
Ao receber a lista da sua turma, confira a indicação dos alunos com deficiência, que são atendidos pela DACES/UnB.
No Portal do Docente do SIGAA, é possível verificar se na sua turma está matriculado algum estudante com deficiência e/ou necessidade educacional específica, atendido pela DACES/DAC.
Para acessar o parecer do estudante no SIGAA, acesse o Portal do docente; clique no componente curricular (disciplina); para entrar na turma virtual, acesse o Menu Turma Virtual > Turma > Participantes >; no lado direito do nome do(a) aluno(a) com NEE, constará um ícone do NEE. Clique no ícone para visualizar o parecer a respeito das Necessidades Educacionais Específicas do(a) aluno(a). Isso facilitará o contato inicial com o aluno.
Antes de o semestre começar, informe, ao estudante, acerca da plataforma virtual que será utilizada na disciplina e o link ou a chave de acesso.
Disponibilize o material da disciplina (plano de ensino, material didático, vídeos, slides, etc.), com antecedência, para o estudante.
Organize o conteúdo na plataforma, em ordem cronológica e por aulas, com enunciados claros e objetivos.
Viabilize o apoio de um tutor (estudante que está cursando ou que já cursou a disciplina), conforme demanda do estudante.
Durante a aula síncrona, e em aulas pré-gravadas, deixe sua tela em destaque, no momento da exposição; fale de forma clara e bem articulada.
Atente para a qualidade do som na gravação das aulas (utilize recursos para a eliminação de ruídos, como microfones ou fones de ouvido; e solicite que os participantes fechem seus microfones durante a aula).
Disponibilize a aula gravada, para que o estudante possa ouvi-la, mais de uma vez, se necessário.
Disponibilize listas de exercícios extras ou vídeos complementares, para auxiliar na compreensão do conteúdo.
Ao elaborar a atividade avaliativa da disciplina, considere o perfil de aprendizagem do estudante e sua especificidade.
Ao realizar as atividades avaliativas, deve-se garantir, ao estudante, o tempo adicional, conforme estabelece a Resolução CAD n° 50/2019, que institui a Política de Acessibilidade da UnB (Art. 17).