Ciência é 10!

O “Ciência é 10” é uma das ações do Programa Ciência na Escola e tem por objetivo a formação, ao nível de pós-graduação lato sensu (especialização), de professores graduados que estejam atuando na rede pública de ensino e ministrando aulas na área de Ciências no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Também pode ser ofertado, em segunda prioridade (eventuais vagas remanescentes), para professores que atuam no Ensino Médio (1º ao 3º ano), também na rede pública de ensino, nas áreas de Biologia, Física e Química. A intenção é oferecer ferramentas que contribuam para uma ação dinâmica do professor no enfrentamento dos desafios postos no cotidiano de suas escolas e de suas salas de aula, de forma conectada à realidade da sociedade tecnológica e globalizada. Esta ação acompanha uma visão questionadora e investigativa, em que a observação, a experimentação, a proposição de hipóteses e a análise de resultados são estimuladas tanto para o docente como para os seus alunos, na compreensão de que o ensino e o aprendizado em ciências são muito mais do que o acúmulo de informações a se expor e a se reter, mas, sim, surpreendentes, instigantes e desafiadoras. Além disso, o curso se propõe a dialogar, permanentemente, com a sala de aula, com o material didático, com a prática docente, com os recursos didático-tecnológicos existentes e, sobretudo, com a escola. O “Ciência é 10” tem por eixo norteador o redimensionamento da prática docente dentro e no entorno das situações cotidianas das salas de aula de Ciências. Ele está, ainda, estruturado em quatro eixos temáticos: Vida, Ambiente, Universo e Tecnologia. Com essa proposta, o C10 almeja, por meio da oferta de formação continuada a professores de ciências da educação básica, capacitar os docentes a conduzirem as atividades pedagógicas que proporcionem uma aprendizagem verdadeiramente significativa aos alunos, e assim, auxiliem na melhoria do ensino de ciências no país.

CONTATO

Coordenação do curso: Ronni Geraldo Gomes de Amorim

E-mail: ronniamorim@unb.br | vrispoli@unb.br

Fone: (61) 99121-8360 Coordenação Adjunta: Vinícius de Carvalho Rispoli Fone: (61) 99161-4745 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4086384842130773

ESTRUTURA CURRICULAR

Documento contendo os títulos e carga-horária dos componentes curriculares (disciplinas) previstos no percurso formativo em ordem sequencial – sejam obrigatórios ou optativos.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Elaborado conforme as diretrizes do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade de Brasília.

POLOS DE ATUAÇÃO

Estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de ensino e aprendizagem dos cursos. Neste curso, os polos são:

Estado Polo Oferta
Brasília
Gama
Planaltina (campus UnB)
Goiás
Águas Lindas de Goiás
Anápolis
Formosa
Luziânia
Santo Antônio do Descoberto
Pular para o conteúdo