Surdocegos

ESTUDANTES SURDOCEGOS

O Censo MEC/INEP (2020, p. 8) define a surdocegueira como:

icone acessibilidade Trata-se de deficiência única, caracterizada pela associação da deficiência auditiva (com ou sem resíduo auditivo) e visual (com ou sem resíduo visual) concomitante. A surdocegueira pode ser classificada de duas formas: pré-linguística e pós-linguística. Na pré-linguística, a pessoa nasce surdocega ou adquire a surdocegueira muito precocemente, antes da aquisição de uma língua. Na forma pós-linguística, uma das deficiências (auditiva ou visual) ou ambas são adquiridas após a aquisição de uma língua (a Língua Portuguesa ou a Língua Brasileira de Sinais). Cabe destacar que essa condição apresenta outras particularidades, além daquelas causadas pela deficiência auditiva, surdez, baixa visão e cegueira.icone acessibilidade

Sugerimos ao docente que verifique, junto ao estudante, a sua condição e os recursos que melhor favorecem a acessibilidade às aulas remotas. A seguir, algumas orientações.

icone acessibilidadeSolicite uma reunião junto ao Instituto que o aluno faz parte com a presença do aluno Surdocego. Indique a necessidade da presença da DACES; da Secretaria de Acessibilidade (ACES/IL) e da Equipe de Acessibilidade do CEAD/UnB, para que juntos possam desenhar um modelo próprio de acessibilidade, com base na demanda do aluno.

icone acessibilidadeAo receber a lista da sua turma, confira a indicação dos alunos com deficiência, que são atendidos pela DACES/UnB.

icone acessibilidadeVerifique, no Portal do Docente do SIGAA, é possível verificar se na turma está matriculado algum estudante com deficiência e/ou necessidade educacional específica, atendido pela DACES/DAC.

icone acessibilidadePara acessar o parecer do estudante no SIGAA, acesse o Portal do docente; clique no componente curricular  (disciplina); para entrar na turma virtual, acesse o Menu Turma Virtual > Turma > Participantes >; no lado direito do nome do(a) aluno(a) com NEE, constará um ícone do NEE. Clique no ícone  icone acessibilidade para visualizar o parecer a respeito das Necessidades Educacionais Específicas do(a) aluno(a). Isso facilitará seu contato inicial com o aluno.

Antes de o semestre começar, informe ao estudante acerca da plataforma virtual que será utilizada na disciplina e o link ou a chave de acesso.

icone acessibilidadeDisponibilize o material da disciplina (plano de ensino, material didático, vídeos, slides, etc.), com antecedência, para o estudante. O estudante deverá informar o formato acessível de preferência: braile,  ou Libras. Caso o estudante necessite de apoio pedagógico para a produção de materiais explicativos em Libras, deverá solicitar apoio da DACES/DAC, com antecedência, para solicitação junto à ACES/IL.

icone acessibilidadeOrganize o conteúdo na plataforma, em ordem cronológica e por aulas, e disponibilize as orientações da disciplina em enunciados claros e objetivos. A depender da forma de comunicação do estudante, disponibilize as orientações da disciplina em língua portuguesa escrita e em Língua Brasileira de Sinais, conforme já foi orientado.

icone acessibilidadeDurante a aula síncrona, e em aulas pré-gravadas, deixe sua tela em destaque, no momento da exposição;  e atente-se ao contraste necessário. Evite paredes com quadros, estantes, livros ou informações que possam interferir na visualidade. O ideal é que se utilize um fundo e roupa, de acordo com a necessidade do aluno, sem desenhos ou estampas. Isso melhora   a visualização do estudante surdocego e/ou com baixa-visão.

icone acessibilidadeAo utilizar recursos audiovisuais nas aulas (filmes, vídeos, documentários, dentre outros), verificar se eles possuem  ou interpretação em Libras.

icone acessibilidadeSe solicitado pelo aluno, disponibilizar videoaulas gravadas previamente em Libras e com legendas para auxiliar os estudantes surdocegos na compreensão do conteúdo.

icone acessibilidadeAo iniciar o semestre letivo, verifique a equipe de Guia-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (GI) que acompanhará o aluno. Esse contato pode ser feito junto ao IL/UnB, pelo e-mail tils.unb@gmail.com, para promover a acessibilidade comunicacional aos estudantes.

icone acessibilidadeÉ importante promover um encontro com a equipe de GI, para a organização da estrutura das aulas, de acordo com a necessidade linguística do aluno e a forma de uso da língua. Apresente os exemplos que são exclusivamente orais e com muitas imagens, para que, juntos, possam encontrar opções acessíveis para o aluno.

icone acessibilidadeViabilize o apoio de um tutor (estudante que está cursando ou que já cursou a disciplina), que possua curso de tutoria para alunos surdocegos, conforme demanda do estudante.

icone acessibilidadeAo elaborar a atividade avaliativa da disciplina, considere a adoção de critérios de avaliação que reconheçam a singularidade linguística do estudante surdocego. Defina, junto ao estudante, o melhor formato para realização da atividade avaliativa: braile, formato com fonte ampliada, Libras ou outro de preferência do estudante.

icone acessibilidadePara avaliação das atividades, considere a adoção de critérios que reconheçam a singularidade linguística do estudante surdocego: Libras, ou língua portuguesa como segunda língua.

icone acessibilidadeAo realizar as atividades avaliativas, deve-se garantir, ao estudante, o tempo adicional, conforme estabelece a Resolução CAD n° 50/2019, que institui a Política de Acessibilidade da UnB (Art. 17).

2 O conteúdo em Libras deve ser solicitado para a Secretaria de Acessibilidade (ACES) pelo e-mail: tils.unb@gmail.com por processo SEI para a ACES pelo documento de SOLICITAÇÃO DE TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS-PORTUGUÊS.

TEXTO AMPLIADO

Você sabia que um texto ampliado ajuda os alunos com baixa visão e, dependendo alunos surdocegos também. Como?

Quando o texto for escaneado corretamente, ou tiver algum material com texto para ser entregue, alguns alunos necessitam que o texto seja ampliado. Algumas dicas como fonte, o tamanho da fonte, se necessita ou não de espaçamento são importantes a serem seguidas. É necessário, então, perguntar ao aluno qual é o melhor para que ele consiga visualizar.

Fonte: geralmente sendo uma fonte que seja de claro entendimento para uma forma ampliada. Arial, Calibri, Verdana, Tahoma e Helvetica, que são sem serifas. Por exemplo:

  • Tamanho da Fonte: geralmente o tamanho da fonte é 20 – 24.
  • Espaçamento: o espaçamento pode ser de 1,5.
  • Cores e contrastes: cores fortes, por exemplo a cor cinza não pode funcionar muito bem. Utilize uma cor que consiga contrastar com a fonte das letras e o fundo de modo que fique confortável para o aluno. Indique o clássico: Cor preta em fundo branco.
  • Página: utilize uma folha que for possível para imprimir e que consiga passar todo o conteúdo necessário para o aluno. Preferencialmente com palavras completas em cada página, sem palavras cortadas de uma página para outra.

LEGENDAGEM

Legenda para surdos e ensurdecidos possui uma estrutura peculiar. Não são todos os programas que se adaptam a essa forma. Contudo você professor, pode legendar seus filmes a partir de alguns programas, vamos conhecer um deles?

Veja o vídeo! Clicando aqui.

Pular para o conteúdo