O Projeto Rotas de Inovação Universitária (RIU) atua especificamente no propósito de estimular a formação docente e demais membros da comunidade acadêmica para o desenvolvimento de diferentes desenhos pedagógicos, considerando o uso de tecnologias educacionais, mediação pedagógica e a integração de espaços presenciais e a distância.


Neste intuito, busca-se promover estratégias de ensino e aprendizagem articuladas a processos de inovação e criatividade institucionais, com foco na formação docente e discente, bem como de outros membros da comunidade acadêmica, necessárias para possibilitar novos formatos de aula e ampliar o uso de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem.


As ações vinculadas ao RIU visam apoiar os docentes no que diz respeito ao planejamento, a oferta e a avaliação em aulas on-line. Estas temáticas são desenvolvidas a partir de formações, materiais didáticos, tutoriais e outros recursos disponibilizados neste espaço.


Mensagem da Reitora


Queridas(os) colegas docentes,


É com muita alegria que a Universidade de Brasília coloca à disposição da comunidade acadêmica, a partir desta terça-feira, 23 de junho, o projeto Rotas de Inovação Universitária. Desenvolvida pelo Centro de Educação a Distância (Cead/UnB), a iniciativa se configura em um importante passo para aprimorar a formação de professores, com o uso de novas tecnologias.


O lançamento ocorre em um momento desafiador, não apenas para a UnB, mas para todas as instituições de ensino. A pandemia do novo coronavírus trouxe limitações às práticas acadêmicas presenciais e acelerou a necessidade de estarmos mais preparados para lidar com plataformas e recursos on-line – e também de aprender a utilizar todas as potencialidades dessas ferramentas.


O Rotas de Inovação Universitária reunirá tutoriais sobre o uso de tecnologia da informação com fins pedagógicos, informações sobre recursos educacionais abertos e lives sobre experiências bem-sucedidas, entre outros atrativos. O projeto integra o Programa de Aprendizagem para o Terceiro Milênio (A3M), que busca estimular a adoção de práticas pedagógicas inovadoras na UnB.


Esperamos que este projeto ajude os docentes e enfrentar este momento tão atípico e que sirva de inspiração para a melhoria crescente de nossos métodos de ensino e aprendizagem.


Um abraço,


Márcia Abrahão
Reitora