O Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD/UnB) selecionou, junto com o Decanato de Ensino de Graduação (DEG/UnB), no âmbito do edital CEAD/DEG 01/2018, propostas de incentivo às práticas acadêmicas inovadoras na universidade. O documento se refere ao Programa Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M), que busca conectar estudantes e professores com ideias inovadoras para construir um espaço de diálogo, de criação e difusão de novas metodologias educacionais.

Este edital busca incentivar propostas de docentes e/ou servidores técnico-administrativos do quadro permanente da Universidade de Brasília (UnB). Foram classificados 47 projetos no total, sendo 30 sem fomento e 17 com fomento. As ideias devem também apoiar a cultura acadêmica para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como instrumento útil para o ensino e a aprendizagem.

Para 2018, as propostas deverão ter 12 meses de execução, podendo ser prorrogadas por, no máximo, seis meses. Alguns dos projetos, como é o caso do “Uso da arte em meios digitais interativos para promover aprendizagem na administração” e “Aplicativo Web como ferramenta didática para aprendizagem e divulgação da Língua Brasileira de Sinais na UnB: Game-Libras”, já participaram do edital em 2017 e agora têm a oportunidade de prosseguir com suas atividades.

Os projetos contarão com apoio financeiro por meio de recursos oriundos do orçamento da Fundação Universidade de Brasília (FUB), no valor máximo de R$ 250 mil. As propostas aprovadas poderão ser financiadas para auxílio financeiro a estudantes de graduação com bolsas mensais de R$ 400, com até quatro bolsistas por projeto.

Neste momento, os coordenadores dos projetos classificados com fomento deverão selecionar até a próxima sexta-feira (20) os estudantes remunerados e voluntários conforme especifica o cronograma. O início das atividades dos projetos está previsto para o dia 13 de agosto.

Confira aqui as ideias selecionadas:

Arte: Carlos Girão