O 2º Encontro Temático foi composto por palestra com o professor Jaime Sánchez, da Universidade do Chile além de mesa redonda, exposição de trabalhos e minicurso sobre a Lei Brasileira de Inclusão

A iniciativa do 2º Encontro Temático: Acessibilidade e Educação foi promovida por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD/UnB), no âmbito do Programa Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M), em parceria com o Departamento de Ciência da Computação (CIC/UnB). A ideia é fomentar o debate e despertar a comunidade em geral para a necessidade de se promover condições favoráveis para que haja direito à acessibilidade em todos os campi da UnB.

Na ocasião, o pós-doutor em Computação e Educação, Multimídia e Metacognição, Professor Jaime Sánchez, da Universidade do Chile, falou sobre algumas técnicas utilizadas com alunos deficientes para desenvolver o intelecto por meio da utilização de sistemas que permitem ao usuário múltiplos modos de interação, as chamadas interfaces multimodais. Houve também uma mesa redonda que tratou de políticas e inclusão e estratégias educativas de acessibilidade, com a participação das professoras Fatima Cader-Nascimento (Secretaria de Educação - SE/DF), Patricia Raposo (Faculdade de Educação - FE/UnB) e Edeilce Buzar (FE/UnB), além de José Roberto Vieira, do Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (PPNE/UnB).

Acessibilidade também foi tema da exposição de trabalhos realizada no evento, que trouxe abordagens a respeito de tecnologia e metodologias inovadoras de aprendizagem por meio da professora Edeilce Buzar e dos professores Wilson Veneziano (CIC/UnB), Lúcio Teles (FE/UnB) e Eduardo Felten (Instituto de letras - IL/UnB).

O minicurso ministrado à tarde, ocorreu no Auditório Dois Candangos da FE/UnB, recebeu mais de 100 pessoas e teve como principal objetivo falar sobre a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/15). As professoras Patrícia Tuxi, Soraya Alves e o professor Eduardo Felten, todos do IL/UnB, trouxeram suas contribuições e exemplos de algumas estratégias utilizadas hoje para garantir a acessibilidade em ambientes educativos. Para a professora Patrícia Tuxi, o evento foi uma oportunidade de ver como a tecnologia e a acessibilidade podem trabalhar juntas em prol de uma educação para o futuro.

O 2º Encontro Temático é parte de uma série de eventos do A3M sobre inovação educacional. A primeira edição, realizada em agosto de 2017, teve como tema gamificação. Estão previstas outras edições dos encontros temáticos em 2018. O A3M é um programa do CEAD/UnB que busca conectar estudantes e professores com ideias inovadoras para construir um espaço de diálogo, criação e divulgação de novas metodologias educacionais.

Continue acompanhando pelo Facebook!