A Fundação Lemann acaba de lançar o aprenda.online, uma plataforma que une ferramentas tecnológicas educacionais, conteúdos e cursos de formação online ligados à aplicação da tecnologia em sala de aula.

Dentro da ferramenta, há conteúdo de organizações focadas em tecnologia e programação, como a Code.org, o Programaê!, o Scratch, e o Codecademy.

O aprenda.online também oferece cursos de universidades como USP e Unicamp, exercícios, simulados, videoaulas, dicas e jogos educacionais.

“A ideia é que o aluno possa acessar a plataforma constantemente como parte do processo de aprendizagem e também como uma ferramenta de auxílio para se preparar para avaliações como o Enem e os vestibulares”, explica Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

O aprenda.online concentra diversas plataformas e aplicativos educacionais mapeados e certificados pela Fundação Lemann.

Na plataforma, o Code.org criou um currículo com mini games, atividades off-line e vídeos com celebridades que apresentam os conceitos fundamentais de programação.

Enquanto isso, o Codecademy tem conteúdo para quem que quer começar do zero, criar seu próprio negócio, e para quem quer se aperfeiçoar em alguma linguagem de programação.

Também está na ferramenta o Coursera, portal com cursos de universidades de todo o mundo. Já o EDU.app, aplicativo desenvolvido pela Fundação Lemann em parceria com o YouTube EDU, tem videoaulas, exercícios, dicas de prova e orientações com um foco especial no Enem.

O Gatópolis, aplicativo gratuito de apoio à alfabetização, está no aprenda.online com desafios para as crianças, oferecendo jogos. Também na plataforma está o Geekie Games, um desafio que identifica as necessidades de cada aluno em um teste inicial e recomenda materiais e exercícios específicos.

O Khan Academy, maior site gratuito de matemática do mundo, apresenta milhares de vídeoaulas e dicas. O Programaê! ensina da criação de sites e aplicativos até o conhecimento sobre linguagens específicas de programação.

Enquanto isso, o Scratch ensina os fundamentos da programação de um jeito simples, como brincar com blocos de montar.

O aprenda.online oferece também cursos de formação para educadores que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre o uso de tecnologias e levar recursos inovadores para a sala de aula.

Fonte: Baguete