Centro de Educação a distância
 
 

Há 10 anos, exatamente neste dia, 08 de junho de 2006 foi instituído o Sistema UAB. A nossa UAB!!! O texto do decreto já no seu artigo primeiro esclarece a motivação para  sua criação e existência. 

 

Art. 1o Fica instituído o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País.(grifo nosso)

 

O ensino superior brasileiro ganhou muito com a adesão ao Sistema UAB, afinal, foi a porta de entrada da modalidade de educação a distância na estrutura das nossas universidades. Aprendemos a fazer  EaD fazendo!!

A educação brasileira ganhou muito com o sistema UAB, afinal foram milhares de professores formados na formação inicial e continuada com a qualidade e o cuidado que nós coordenadores UAB com muita competência cuidamos, avaliamos e monitoramos com rigor e excelência!

A DED/Capes ganhou muito com a UAB afinal, é por meio de nossas IES que o sistema existe pois, quem oferta cursos são as nossas instituições sob a gestão do financiamento da DED/Capes.

Nós, coordenadores e equipes internas das IES ganhamos muito com o Sistema UAB!! Aprendemos, sofremos, reclamamos , comemoramos, nos desesperamos, nos solidarizamos, cooperamos, compartilhamos, trabalhamos mostrando que apesar de tudo estamos TRABALHANDO!

Mas....

Até quando  a UAB será apenas um programa de governo e  irá se transformar numa política pública de Estado e não de Governo de modo que os riscos do sistema acabar,  acabem também?

Até quando o MEC e a Capes irão evitar o olhar benevolente para este Sistema que poderá apoiar e muito a consolidação das metas do PNE e ajudar o País a melhorar os índices da educação?

Até quando teremos que provar o quanto podemos fazer para a melhoria da formação de professores e dos profissionais da educação no Brasil?

Até quando teremos que implorar atenção, fomento, financiamento, TIC e diretrizes claras para este sistema  que já dura 10 anos?

Até quando vamos encerrar nosso dia de trabalho na UAB (como o de hoje) com o fantasma de que vamos acabar como tantos outros programas ligados as TIC no Brasil que definharam até o seu encerramento?

 Será que há luz no fim do túnel???

Quero acreditar que sim... por isso lutamos, apresentamos idéias, sugestões, queremos partilhar, compartilhar fazer junto!

 Mas precisamos expressar nossas preocupações e  sem a pretensão de avaliar ficam aí algumas dicas, após 10 ANOS !!!

 

üA proposta brasileira construída por e nas universidades convencionais pode ser um caminho adequado para ampliar a oferta e democratizar o acesso, assegurando a qualidade.  Foi acertada no início e continua sendo!!

 

ü Cenários otimistas neste momento dependem, todavia, de políticas públicas enérgicas, realistas e generosas que não estejam baseadas no princípio equivocado e ilusório de que a EaD permite economizar recursos financeiros.

 

ü É preciso mudar as formas de gestão dos recursos financeiros alocados às atividades de produção e funcionamento dos cursos que estão centralizadas nos órgãos superiores, com mecanismos muitas vezes pouco democráticos e transparentes, escapando totalmente ao controle dos professores e outros profissionais que realizam o trabalho. Tal é política equivocada, com fortes riscos de prejudicar a qualidade.

 

ü A UAB como um programa, de caráter emergencial e de continuidade insegura, gera precariedade no trabalho docente, podendo ter consequências negativas sobre a qualidade do ensino oferecido.

 

ü A atual política faz economias justamente no financiamento e na organização do trabalho docente, um dos pontos mais complexos e cruciais para a qualidade do ensino oferecido

 Então!!! Muito a comemorar, muito para refletir e MUITO para mudar.

Parabéns à todos nós  que fazemos a UAB e SEMPRE PACIENTEMENTE ainda dedicamos nossos esforços  conhecimento e tempo  para que o sistema UAB faça... quem sabe mais 10 anos?

 

Beijos,

 

Nara Maria Pimentel

Coordenadora UAB da UnB e presidente do ForUAB

Copyright © UnB|CEAD|Centro de Educação a Distância
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Brasília - DF