Gostaria de compartilhar com toda a comunidade PNAP (professores, tutores, alunos e equipe técnica) a oportunidade de aprendizado colaborativo, promovendo um debate sobre o uso de tecnologias móveis na promoção da Coaprendizagem para formação de gestores públicos.

A idéia desta proposta é fruto de estudos de pós-doutorado no Knowledge Media Institute (Kmi) da Open University/UK, sob a supervisão da Dra. Alexandra Okada, contando, ainda, com a interação com vários pesquisadores na Rede Colearn Brasil.

As atividades estão definidas no ambiente weSPOT, comunidade “Aprendizagem Colaborativa na formação de Gestores Públicos”, utilizando dispositivo móvel (celular ou tablet) e o aplicativo (App) “personal inquiry manager”. A síntese das reflexões e discussões apresentadas durante o curso são sistematizadas em mapas, utilizando o ambiente LiteMap.

Para tanto, convidamos a todos para participar do curso COAPRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE GESTORES PUBLICOS: UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS E TECNOLOGIAS MÓVEIS “ e interagir em nossas discussões, colaborando com a pesquisa, conforme passo a passo abaixo.

O curso é aberto e gratuito, sendo ofertado durante o mês de março (2016), iniciando as atividades no dia 08/03, e será fundamental para que possamos promover a discussão sobre o tema e identificar futuras ações. Ao final, após a realização das atividades propostas, iremos encaminhar um certificado de participação de 6 horas.

Passo a Passo:

Para acesso ao ambiente weSPOT, comunidade “Aprendizagem Colaborativa na formação de Gestores Públicos”, os participantes do curso devem seguir os seguintes passos:

1. Entrar no site http://inquiry.wespot.net/ (clique na bandeira de Portugal para língua portuguesa);

2. Caso o participante tenha conta Google poderá entrar no weSPOT com maior agilidade. Caso não tenha, deverá fazer o seu registro;

3. Após entrar no weSPOT digite na área de pesquisa “Aprendizagem Colaborativa na formação de Gestores Públicos”;

4. Quando abrir a página weSPOT da comunidade Aprendizagem Colaborativa na formação de Gestores Públicos, clique em “Participar desta Comunidade”;

5. A primiera atividade será o preenchimento dos dados no item “Questionário Inicial”, disponivel na aba “Apresentação”.

6. Agora, pegue seu dispositivo móvel (celular ou tablet) e baixe o aplicativo (App) “personal inquiry manager”, ele será necessário para o desenvolvimento das atividades do curso.;

7. Após a instalação do App “personal inquiry manager” acesse “My inquiries”, depois “Aprendizagem Colaborativa na formação de Gestores Públicos”.

8. Para a realizacao da atividade de coleta de dados na aba “Coaprender” (weSPOT) acesse o App “personal inquiry manager” em seguida “My inquiries”, depois “Aprendizagem Colaborativa na formação de Gestores Públicos”,  agora “Collect Data”, e depois escolha o item respectivo. Agora, tire uma foto e clique “Use Photo”.

9. Concluindo, nossas reflexões serão apresentadas em mapas utilizando o aplicativo LiteMap, disponivel no site https://litemap.net/, grupo “Coaprendizagem na Gestão Pública”.

10. Caso o participante tenha conta Google poderá entrar no LiteMap com maior agilidade. Caso não tenha, deverá fazer o seu registro, como feito no weSPOT.

Importante! Os passos de 1 a 7 devem ser realizados antes do curso.

Atenciosamente,

Dr. Alexandre Marino Costa

Professor Associado CAD/UFSC

Pesquisador Visitante Kmi/Open University(UK)