EaD tem uma ocupação de vagas de apenas 31,5% no ensino superior. E menos de um candidato por vaga

Do Observatório EAD

O diretor de Política Regulatória da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES/MEC), João Paulo Bachur, afirmou que não se pode considerar o financiamento estudantil uma "panaceia" que vá resolver os gargalos da educação a ditância e propiciar sua expansão no país.

Suas afirmações foram feitas em dois seminários, acontecidos na quinta-feira, dia 15, no Senado, e ontem, dia 20, na Câmara dos Deputados, para a discussão do novo marco regulatório da educação a distância.

A defesa da aplicação de financiamentos como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para a EaD (hoje ele vale apenas para alunos de cursos presenciais) foi feita pelo diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Luciano Sathler, e Ricardo Holz, presidente da Associação Brasileira dos Estudantes de Ensino a Distância - ABE-EaD, além de representantes das instituições de ensino privadas..

Bachur argumentou que a ocupação de vagas em cursos de educação a distância no ensino superior, segundo o último censo educacional divulgado (2013), é de apenas 31,5% (na presencial, também é baixa, de 54,1%). Além disso, afirmou Bachur, o número de candidato por vaga em educação a distância é de 0,9. Não estaria havendo, portanto, uma pressão da demanda.

Lembrou ainda que o Prouni, programa de financiamento que concede bolsas de estudo integrais ou parciais para alunos de instituições particulares, já financia alunos de cursos a distância, mas "as vagas no Prouni em cursos de EaD são as mais difíceis de preencher, são as que ficam rodando, remanescentes".

Antes de se pensar a questão do financiamento, portanto, seria necessário "destravar o gargalo e fazer um marco regulatório que faça a vaga chegar onde está a demanda. Hoje o cenário mais grave é esse, onde se vê muitas vagas ociosas, é preciso olhar para isso antes de pensar a questão do Fies", disse Bachur.