Agora, o site da Diretoria de Ensino de Graduação a Distância dispõe também de mais dois novos espaços para serem utilizados tanto no ensino presencial como no a distância. O primeiro é o Espaço Moodle, que instrui como utilizar o espaço virtual de aprendizagem, e o segundo é o Acessibilidade, que torna os materiais didáticos mais acessíveis.

Espaço Moodle: possibilidades e criatividade em minha sala de aula

Desenvolvido em 2013 pela Diretoria de Ensino de Graduação a Distância (DEGD), o Espaço “Moodle: possibilidades e criatividade em minha sala de aula” tem como objetivo formar os professores para o uso do Moodle em suas práticas educativas, além de estimular o uso dos recursos desse ambiente virtual para introduzir, aprofundar e aplicar conteúdos das disciplinas de cursos presenciais.

Esse ambiente foi concebido com a ideia de ser um espaço virtual de aprendizagem e compartilhamento de experiências sobre o uso do Moodle entre os professores da UnB. Porém, ele está disponível para todos os que têm interesse em conhecer suas possibilidades, que, aliadas a um bom planejamento pedagógico, favorecem a inovação no processo de ensino-aprendizagem, seja ele na modalidade a distância ou presencial.

O espaço Moodle está dividido em dois blocos:

àEducação e Tecnologia,que conta com depoimentos de docentes da UnB sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação na Educação. àMoodle,em que o público poderá ter acesso a tutoriais em texto e em animação digital, com a presença do personagem Professor Anísio, que ensina sobre as configurações dos recursos desse ambiente virtual, além de se poder ouvir depoimentos de professores da UnB que já utilizaram alguns desses recursos em suas práticas pedagógicas.

Tudo isso disponibilizado de forma aberta e gratuita!

<http://www.ead.unb.br/moodle2013/course/view.php?id=2>

Sobre o espaço Acessibilidade, Moodle e Materiais Didáticos

Nesta última década, observar-se uma preocupação mais consistente, evidenciada em documentos legais no Brasil, voltada para a garantia dos direitos à educação dos estudantes com deficiência no Ensino Superior.

Várias adaptações físicas estão sendo realizadas pelas universidades públicas para o atendimento adequado às necessidades desses estudantes. Mas como fica essa questão da adaptação às necessidades especiais dos estudantes quando esses se deparam com ambientes virtuais de aprendizagem e outras tecnologias usadas por seus professores durante as aulas?

Foi a partir desse contexto que a DEGD, em 2014, desenvolveu o espaço “Acessibilidade, Materiais Didáticos e Moodle”, com o objetivo de ser um local de pesquisa e reflexão sobre o tema da acessibilidade em materiais didáticos nesse ambiente virtual.

Nesse espaço voltado para a comunidade acadêmica da UnB, poderão ser encontrados materiais sobre assuntos como tecnologias assistivas, desenho universal, e-Mag e W3C. O público também conta com a presença da personagem professora Ana Rita, que mostra quais são as adaptações necessárias ao se utilizar dos recursos do Moodle, a maneira que se configuram seus recursos para a acessibilidade e a importância de produzir seu material didático de forma acessível.

A Universidade de Brasília disponibiliza esse espaço de estudo e pesquisa a todos com interesse na temática da acessibilidade no Moodle e nos materiais didáticos no site:

<http://www.ead.unb.br/moodle2013/course/view.php?id=605>.